Governo anuncia compra de Coronavac e prevê 186 milhões de doses de vacina contra Covid

Nesta terça-feira, dia 20, o governo federal anunciou, em reunião com governadores, que vai comprar 46 milhões de doses a Coronavac, vacina do Instituto Butantan produzida em parceria com a empresa chinesa Sinovac.

Assim como outras vacinas, a Coronavac está em fase de testes e sua eficácia ainda precisa ser comprovada antes de ser liberada pela Avisa.

Participaram da reunião com o ministro da Saúde Eduardo Pazuello, 24 governadores do Brasil. O ministro afirmou que quando liberada, a imunização será distribuída por todo o Brasil por meio do Programa Nacional de Imunizações. Com a compra, o governo federal deve investir até R$ 2,6 bilhões.

O governo já previa outras vacinas, mas a Coronavac não estava incluído no projeto. Agora, o Ministério da Saúde afirmou que somadas, as vacinas AstraZenexa, Covax e Butantan-Sinovac representam 186 milhões de doses, que devem ser disponibilizadas no primeiro semestre do ano que vem.

Imagem: Aloisio Mauricio/ Fotoarena/ Sipa USA via AP imagens

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Senado aprova projeto de lei que equipara diabetes tipo 1 a deficiência

Senado Aprova Diabetes Tipo 1 como Deficiência, Garantindo Direitos a 600 mil Pessoas

O Plenário do Senado aprovou um projeto de lei significativo que equipara o diabetes mellitus tipo 1 a uma deficiência para fins legais. Este projeto, agora aguardando sanção presidencial, garantirá às pessoas afetadas pela doença os mesmos direitos previstos no Estatuto da Pessoa com Deficiência.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), estima-se que entre 5% e 10% das pessoas com diabetes no Brasil tenham o tipo 1 da doença. Com a aprovação deste projeto, aproximadamente 600 mil pessoas serão beneficiadas com direitos e benefícios específicos.

A classificação do diabetes tipo 1 como deficiência é um marco importante na luta por igualdade e acessibilidade para esses indivíduos. O projeto de lei, identificado como PL 2.687/2022, foi aprovado em plenária e agora segue para a sanção presidencial.

A aprovação deste projeto reflete o esforço contínuo do legislativo em garantir que as pessoas com deficiências, incluindo aquelas com diabetes tipo 1, tenham acesso a todos os direitos e benefícios previstos na legislação brasileira.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp