Press "Enter" to skip to content

Governo avança na construção do Plano Diretor da Educação Superior de Goiás

Última atualização 04/08/2023 | 17:14

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) deu início à etapa das audiências públicas sobre o Plano Diretor para a Educação Superior do Estado (PDES). Os esforços desta nova etapa concentram-se na mobilização das comunidades acadêmicas e na ampla participação da sociedade.

A primeira audiência pública do Plano Diretor da Educação Superior foi realizada na Universidade Federal de Goiás, na terça-feira, 1. Os eventos serão realizados em um total de 10 municípios do estado de Goiás, abrangendo as 10 regiões de planejamento, durante todo o mês de agosto. A participação é aberta ao público, que poderá contribuir para a elaboração PDES.

Nesta próxima sexta-feira, 4, o evento chega à cidade de Goiás, na Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas (Colégio Sant’Ana). Além de Goiânia e cidade de Goiás, haverá audiências públicas nos municípios de:

  • Anápolis, 7;
  • Uruaçu, 9;
  • Jataí, 16;
  • Rio Verde, 18;
  • Itumbiara, 23;
  • Catalão, 25;
  • Posse, 29;
  • Valparaíso, 31.

Titular da Secti, José Frederico Lyra Netto destaca que o documento base já está pronto e contou com a participação das instituições de ensino superior de Goiás.

“A participação das universidades, de toda comunidade acadêmica e de representantes do setor produtivo foi fundamental. Agora, estamos prontos para começar as audiências públicas. Já temos o material base, mas a ideia agora é partir para um debate amplo.”

José Frederico ressalta ainda a importância de um dos eixos do Plano Diretor em construção referente ao acesso e permanência dos estudantes nas universidades.

“As expectativas são altas, porque sabemos que o ensino superior não deveria ser um privilégio para um grupo de pessoas, como antigamente, mas um espaço para crescer.”

PLANO DIRETOR PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ESTADO DE GOIÁS

O Plano Diretor para a Educação Superior do Estado de Goiás 2024-2033 tem quatro eixos estruturantes: gestão sustentável da educação superior; ensino, pesquisa e extensão; empreendedorismo, inovação e internacionalização; e acesso, permanência e êxito nas Instituições de Ensino Superior.

Lançado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a construção do plano vem sendo trabalhada desde agosto de 2022 e conta com a participação de reitores, gestores, professores das Instituições, públicas e privadas, de ensino superior de Goiás, de instituições de pesquisa de Goiás, e do setor produtivo.

Finalizadas as audiências públicas nas diferentes regiões do estado, a última etapa será a consolidação e a proposição do plano ainda em dezembro de 2023.