Press "Enter" to skip to content

Governo Britânico cria ferramenta que expõe diferença salarial entre homens e mulheres

Última atualização 08/03/2022 | 19:14

O Governo Britânico desenvolveu uma ferramenta com o intuito de escancarar a diferença salarial entre homens e mulheres. Além disso, o programa criou uma conta no Twitter com o nome de Gender Pay Gap Bot. De forma automática, a conta seleciona postagens de empresas e corporações que desejaram um feliz Dia Internacional da Mulher, colocando a porcentagem da desigualdade salarial nessas mesmas empresas.

Um recurso para expor a diferença salarial entre homens e mulheres

De acordo com informações da ONU, a brecha salarial entre homens e mulheres no mundo é de 16%. É importante reforçar também que as diferenças podem ser ainda maiores em caso de minorias sociais, como mulheres negras e/ou imigrantes, além de mães. Apesar disso, diversas corporações ao redor do globo postaram homenagens ao Dia Internacional da Mulher, mesmo sendo catalisadores da desigualdade de gênero.

Com o intuito de expor essa problemática, o Governo Britânico agiu e desenvolveu um site oficial contendo informações de todos os empregadores com mais de 250 funcionários no país. Em seguida, a instituição governamental criou uma página no Twitter com um bot. O robô possui a função de “retweetar” todas as postagens de empresas com homenagens ao Dia Internacional da Mulher. Até o fechamento desta matéria, a página já tinha quase 83 mil seguidores.

As postagens, naturalmente, estão todas em inglês, mas seguem uma mesma estrutura. Em uma publicação da empresa de segurança McAfee, por exemplo, a empresa abriu espaço para membros compartilharem como avançarão na inclusão e igualdade de gênero. O Gender Pay Gap Bot expôs que em média, mulheres costumam receber 29,7% a menos de salário no local. No escritório de advocacia Shearman & Sterling, o abismo salarial é de 52%. No vídeo de homenagem, a empresa publicou um vídeo com algumas opiniões de funcionários, com muitos deles ironicamente reforçando a importância da igualdade de gênero.