Governo de Goiás abre inscrições para seleção de gestores escolares

Governo de Goiás abre inscrições para seleção de gestores escolares

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), abriu as inscrições do Processo de Seleção Democrática de Gestor Escolar da Rede Pública Estadual da Educação Básica 2023. Com início nesta segunda-feira, 13, as inscrições podem ser feitas até sexta-feira, 17. Depois de inscritos, os candidatos deverão se atentar ao cronograma de datas do processo disponível no site da Seduc

Podem participar da seleção professores efetivos da carreira pública modulados em qualquer unidade da rede estadual de Goiás ou lotados nas Coordenações Regionais de Educação (CREs), inclusive gestores escolares que tenham exercido a função em anos anteriores.

Os candidatos deverão atender aos seguintes requisitos: apresentar conclusão do estágio probatório; ser lotado, por no mínimo 6 meses, em unidade escolar ou CRE; não responder a processos administrativos disciplinares (PAD); ter disponibilidade para o cumprimento de 40 horas semanais; ter curso superior em Licenciatura Plena; e apresentar plano de gestão para a comunidade escolar.

No caso de ter exercido a função de gestor, o candidato também deverá apresentar os documentos específicos conforme o edital.

Seleção

São, ao todo, dez etapas de caráter eliminatório e classificatório. Entre elas estão a realização da inscrição, a apresentação de documentos, a aprovação no curso de gestão escolar oferecido pela Seduc, a avaliação do currículo lattes, a prova de conhecimentos gerais e a consulta pública (votação).

Poderão votar todos os integrantes da comunidade escolar, sendo professor ou servidor administrativo em efetivo exercício e lotado na unidade escolar, estudantes com 12 anos de idade ou mais e os pais ou responsáveis pelos alunos. A participação deverá ser de forma presencial, com registro de voto direto e secreto.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Inscrições abertas para Passe Livre Estudantil em Goiás; conheça os prazos e requisitos

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), inicia nesta quinta-feira, 26, o período de cadastro e recadastro do Passe Livre Estudantil (PLE) para estudantes da região Metropolitana de Goiânia e Anápolis. Este programa, integrante do Goiás Social, permite o deslocamento gratuito para os estudantes com cadastro regular, oferecendo até 48 viagens por mês.

O PLE foi criado para reduzir a evasão escolar e garantir a mobilidade dos alunos. O benefício é essencial para facilitar o acesso à educação, promovendo a regularidade escolar e melhorando a qualidade de vida dos estudantes.

Como realizar o cadastro

Para dar início ao processo de cadastro ou recadastro, é necessário acessar o site www.juventude.go.gov.br. Os estudantes devem preencher o formulário e anexar os documentos solicitados, incluindo RG, CPF, comprovante de endereço, comprovante de matrícula em ensino regular e foto 3×4. Após a solicitação ser analisada e aprovada, o cartão do novo beneficiário estará disponível para entrega no Vapt Vupt escolhido pelo usuário, em até 10 dias a contar da data de inscrição. A retirada do cartão deverá ser agendada pelo site: www.vaptvupt.go.gov.br/agendamento.

A cobertura de atendimento abrange várias cidades, incluindo Abadia de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.

Cadastro Presencial em Anápolis

Para estudantes de Anápolis, o cadastro deverá ser realizado presencialmente na sala de atendimento do Passe Livre – Urban, localizada na sede da Secretaria Municipal de Integração Social, Cultura e Esportes, na rua General Joaquim Inácio, nº 206. É necessário levar cópias do CPF, RG, comprovante de endereço, comprovante de matrícula e foto 3×4. Após a aprovação da solicitação, o cartão poderá ser retirado no prazo de sete dias, a contar da data do pedido formal, na unidade de referência do terminal urbano de Anápolis, na rua Tonico de Pina, no Setor Central.

Os pedidos de inclusão ou renovação do benefício serão aceitos pelo sistema até o dia 4 de abril de 2025. No caso de alguma irregularidade ou pendência documental, o beneficiário terá até o dia 5 de maio de 2025 para apresentar os documentos solicitados.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp