Governo de Goiás anuncia primeira edição dos Jogos Paralímpicos do Estado

O Governo de Goiás realizou, nesta sexta-feira, 17, o lançamento da primeira edição dos Jogos Paralímpicos de Goiás. A competição será realizada entre os dias 26 e 28 de maio, em Goiânia, e está com inscrições abertas para 14 modalidades do paradesporto. A expectativa é contar com a participação de mais de 200 atletas.

O evento vai servir como seletiva para a fase nacional das Paralimpíadas Escolares e Universitárias, que serão realizadas no segundo semestre. Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues destacou a importância da competição para o cenário local do paradesporto. “Os Jogos Paralímpicos representam uma oportunidade de despertar vários atletas para o alto rendimento, estimulando a competição local e selecionando os talentos para representar o Estado em nível nacional”, ressaltou o titular da pasta.

Durante a cerimônia de lançamento, a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, parabenizou pela iniciativa e reafirmou a importância da competição para a inclusão. “Eu defendo a inclusão e a autonomia das pessoas com deficiência. Goiás está avançando e esse acontecimento com certeza é um marco histórico para a população goiana”, afirma Gavioli.

Titular da Secretaria de Desenvolvimento Social, Wellington Matos destacou que o esporte é o melhor caminho para a promoção social, especialmente de crianças e adolescentes. Ele ressaltou que o governador Ronaldo Caiado tem dado todo amparo para o esporte como ferramenta de inclusão e promoção.

Goiás vem ganhando destaque no paradesporto nos últimos anos. Nas edições das Paralimpíadas Escolares de 2019 e 2021, por exemplo, o Estado terminou com a quarta melhor campanha geral. Em todos esses eventos, a delegação contou com o apoio logístico de transporte do Governo de Goiás, que ofereceu ônibus para as viagens, além do material esportivo para a competição.

Os jogos

A maior parte das modalidades dos Jogos Paralímpicos de Goiás será disputada no Centro de Referência Paralímpico, que funciona no Centro de Excelência do Esporte em Goiânia. Estão no programa de competições a natação, atletismo, vôlei sentado, basquete em cadeira de rodas, goalball, parabadminton, futebol de cegos, futebol de PC (paralisia cerebral), bocha, taekwondo, judô, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas.

Os atletas com deficiência física, visual e intelectual interessados em disputar os Jogos Paralímpicos de Goiás podem acessar o formulário de inscrições disponibilizados no site. As disputas ocorrem nas categorias Escolar (11 a 17 anos) e Universitária, com atletas vinculados a instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos