Governo de Goiás apoia grandes eventos de tecnologia e inovação em Novembro

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), lançou uma programação especial chamada Super Inova Goiás para apoiar três grandes eventos nacionais de tecnologia e inovação no estado durante o mês de novembro. Esses eventos visam fomentar a cultura da inovação e da tecnologia, mobilizando empreendedores, pesquisadores e estudantes, especialmente da rede pública de ensino.
 
O Super Inova Goiás é uma oportunidade única para posicionarmos nosso estado cada vez mais como um polo de inovação no Brasil. Estamos comprometidos em criar um ambiente propício para o desenvolvimento de novas soluções, conectando pessoas e ideias que podem transformar nossa realidade e garantir mais oportunidades para a nossa população, afirma o secretario de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Jose Frederico Lyra Netto.
 
A programação começa com o Robótica 2024, o maior evento de robótica e inteligência artificial da América Latina, promovido pela RoboCup Brasil, em parceria com a Secti e o Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (Ceia-UFG). O evento ocorrerá de 11 a 17 de novembro no Centro de Convenções de Goiânia e contará com uma vasta programação voltada para estudantes da área, incluindo estandes das Escolas do Futuro de Goiás e do programa Sukatech. Ambas são iniciativas da Secti dentro do Goiás Social, oferecendo ensino técnico gratuito em tecnologia à população goiana de baixa renda.
 
Nos dias 18 e 19 de novembro, no Centro de Convenções da PUC Goiás, acontecerá a CoopsParty Summit Goas 2024, o maior evento de inovação no cooperativismo da região Centro-Oeste. Organizado por Mundo Coop, WexCoop e Sistema OCB-GO, com apoio do Governo de Goiás e do Pacto Goiás pela Inovação, o evento terá a presença de importantes agentes do empreendedorismo nacional. O summit deve promover imersão em temas como inovação, cooperativismo e empreendedorismo, contando com a participação de startups apoiadas pelo governo estadual via Hub Goiás.
 
Para encerrar o mês com chave de ouro, Goiás recebe a Campus Party, conhecido como o maior festival de tecnologia do mundo. O evento, organizado no estado pelo Instituto Campus Party, em parceria com a Secti e a Secretaria Geral de Governo (SGG), será realizado de 27 de novembro a 1º de dezembro no Passeio das Aguas Shopping. Ele reunirá cultura digital, empreendedorismo, ciência e entretenimento, promovendo uma rica troca de experiências entre locais e líderes globais nas áreas de inovação e tecnologia.
 
Complementando a programação, ainda haverá a entrega do Premio de Inovação do Setor Publico de Goiás, que será realizado no dia 27 de novembro no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Iniciativa da Secti, em parceria com as secretarias de Administração (Sead) e Geral de Governo (SGG), o premio tem como objetivo reconhecer as melhores soluções de inovação que promovam a transformação digital em instituições públicas estaduais.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp