Governo de Goiás apresenta novidades para o ano letivo de 2024

Entre as novidades apresentadas pelo Governo de Goiás para o ano letivo de 2024 está a ampliação de unidades escolares em duas diferentes modalidades de ensino. A proposta da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) é implementar 16 novas escolas no modelo de educação integral e sete novos colégios militares, para atender as regiões com maior demanda por vagas.

Atualmente Goiás conta com 76 Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás (CEPMGs). Com o aumento significativo pela procura e de solicitação de vagas para este modelo, a pasta deve implementar novas unidades nos municípios de Catalão, Goiânia, Niquelândia, Bela Vista de Goiás, Mineiros, Rubiataba e Vianópolis:
1. CEPMG Doutor Belém, em Bela Vista de Goiás
2. CEPMG Iris Rezende Machado, em Catalão
3. CEPMG Naly Deusdará, em Goiânia
4. CEPMG Professora Alice Pereira Alves, em Mineiros
5. CEPMG Paulo Francisco da Silva, em Niquelândia
6. CEPMG Gilvan Sampaio – Rubiataba, em Rubiataba
7. CEPMG Americano do Brasil, em Vianópolis

Já para atender a proposta pedagógica de avanço no ensino em tempo integral, os gestores escolares de 16 escolas de tempo regular foram preparados para a mudança, que será realizada em 2024. As unidades atenderão tanto o ensino fundamental quanto o ensino médio:
1. Colégio Estadual Antônio Oliveira da Silva, em Goiânia
2. Colégio Estadual Parque dos Buritis, em Goiânia
3. Escola Estadual Gracinda de Lourdes, em Goiânia
4. Colégio Estadual Manoel Vicente Rosa, em Goiatuba
5. Escola Estadual Osmundo Gonzaga Filho, em Caldas Novas
6. Escola Estadual Caldas Novas, em Caldas Novas
7. Colégio Estadual Alto Paraíso, em Aparecida de Goiânia
8. Colégio Estadual Professor Gervásio Santana Dourado, em Aparecida de Goiânia
9. Colégio Estadual Jardim Cascata, em Aparecida de Goiânia
10. Colégio Estadual Jesus Conceição Leal, em Aparecida de Goiânia
11. Colégio Estadual Machado de Assis, em Aparecida de Goiânia
12. Colégio Estadual Petrônio Portella, em Aparecida de Goiânia
13. Escola Estadual Simino Rodrigues de Siqueira, em Aparecida de Goiânia
14. Colégio Estadual Elberto Alves Batista, em Aparecida de Goiânia
15. Colégio Estadual José Cândido de Queiroz, em Aparecida de Goiânia
16. Colégio Estadual Fruto da Terra, em Chapadão do Céu

Educação profissional

Outra novidade para 2024 é o projeto Jornada para o Futuro. Com a parceria da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Seduc ofertará cursos de educação profissional em unidades de tempo integral. Estudantes do ensino médio terão a oportunidade de cursar ‘Desenvolvimento Web e Cibersegurança’, juntamente com a educação básica.

A proposta é implementar o projeto em 14 Centros de Ensino em Período Integral (Cepis):
1. Cepi Divino Pai Eterno, em Trindade
2. Cepi Dom Veloso, em Itumbiara
3. Cepi Presidente Castelo Branco, em Bonfinópolis
4. Cepi Professor Joaquim Carvalho Ferreira, em Goiânia
5. Cepi Deputado José de Assis, em Goiânia
6. Cepi Professor José Pascoal, em Silvânia
7. Cepi Pedro Vieira Januário, em Bela Vista de Goiás
8. Cepi Raimundo Santana Amaral, em Rubiataba
9. Cepi Barão do Rio Branco, em Palmeiras
10. Cepi José de Assis, em Santo Antônio do Descoberto
11. Cepi Dom Eric James Deitchman, em Mineiros
12. Cepi Buriti Sereno Garden, em Aparecida de Goiânia
13. Cepi Jayme Câmara, em Goiânia
14. Cepi Marajó, em Valparaíso de Goiás

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Piloto de F1 Yuki Tsunoda fica detido na imigração dos EUA por três horas e quase perde o GP de Las Vegas

Yuki Tsunoda, piloto da equipe RB na Fórmula 1, enfrentou um imprevisto bastante inusitado antes de participar do GP de Las Vegas neste fim de semana. O japonês foi detido na imigração dos Estados Unidos por cerca de três horas, correndo o risco de ser mandado de volta ao Japão e perder a corrida. O motivo? O agente da imigração não acreditou que ele fosse um piloto de F1, pois estava de pijama.

Tsunoda, que já havia estado nos EUA recentemente para o GP de Austin, no Texas, e para o de Miami em maio, explicou que não compreendeu o motivo da parada, já que estava com toda a documentação correta. “Estava de pijama, então talvez eu não parecesse um piloto de F1. Durante a conversa, até me perguntaram sobre o meu salário, o que foi desconfortável. Eu não conseguia dizer nada e senti muita pressão”, comentou o piloto.

O japonês revelou que, mesmo com a documentação adequada e o visto, não foi permitido que ele ligasse para sua equipe ou para a Fórmula 1 para esclarecer a situação. “Eu queria ligar para a equipe ou para a F1, mas na sala da imigração não podia fazer nada”, explicou. Felizmente, a situação foi resolvida após intensas conversas, e Tsunoda conseguiu entrar no país a tempo de disputar o GP.

Este episódio ilustra os desafios que os pilotos enfrentam com a imigração nos Estados Unidos, especialmente desde que a Fórmula 1 passou a ter mais de um evento no país a partir de 2022. Com isso, casos envolvendo contestação de vistos e documentação começaram a se tornar mais frequentes, colocando em risco a participação dos competidores em corridas como o GP de Las Vegas. Tsunoda, no entanto, destacou que a experiência ficou para trás e agora está focado na disputa da corrida.

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