Press "Enter" to skip to content

Governo de Goiás atualiza mais de 80% dos inscritos no CadÚnico

Última atualização 21/02/2023 | 15:49

A Taxa de Atualização Cadastral (TAC) de famílias de Goiás com renda de até meio salário mínimo por pessoa, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), é superior à média nacional. Levantamento do Governo de Goiás, referente a dados de dezembro de 2022, indica que 81,77% dos cadastrados, que corresponde a mais de 952 mil famílias, atualizaram suas informações pessoais, enquanto a média nacional está em 81,22%. O universo total de goianos inscritos no CadÚnico é de 1.282.879.

A atualização é obrigatória e deve ser realizada pelo cidadão a cada dois anos ou sempre que houver mudanças, em um posto do CadÚnico, que em Goiás geralmente fica no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). O atendimento é monitorado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds).

“Não queremos só garantir índices elevados, queremos sempre ter em mãos o mapa atualizado da real situação econômica e social da nossa população, para levar cada vez mais benefícios a quem mais precisa”, afirma o secretário Wellington Matos.

A TAC de Goiás superior à do país é fruto do apoio técnico realizado pela Coordenação Estadual do CadÚnico da Seds nos 246 municípios goianos. Esse trabalho teve início em junho de 2021, após o período mais crítico da pandemia da Covid-19, quando houve drástica queda nos índices de atualização cadastral em todo o país. À época, havia 31 municípios com menos de 55% dos cadastros atualizados, o que poderia implicar na perda de recursos por parte das prefeituras.

Programas sociais

A inscrição no CadÚnico pode ser feita a qualquer tempo e é necessária para a participação em diversos programas sociais do Governo de Goiás, como Mães de Goiás, que destina R$ 250,00 mensais a mulheres em situação de vulnerabilidade social com filhos de até 6 anos; Aluguel Social, repasse de R$ 350 concedido por 18 meses, e ProBem, que concede bolsas a estudantes do ensino superior. O CadÚnico também é a principal ferramenta para inclusão de famílias em benefícios do governo federal.