Governo de Goiás concentra serviços e consultorias ao agro na Tecnoshow

Goiás concentra serviços e consultorias ao agro em Tecnoshow Comigo

Atendimentos diretos a produtores e empresários do agro, palestras, rodas de conversa, pesquisas e inovações para o setor agropecuário, entre outras atividades, vão marcar a presença do Governo de Goiás na Tecnoshow Comigo 2023, através de diversos órgãos da gestão como a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater). O Estado terá ações durante todos os dias de feira, de 27 a 31 de março, no estande montado em conjunto com a Prefeitura de Rio Verde.

“A Tecnoshow Comigo é a principal feira de tecnologia rural do Centro-Oeste e uma das três maiores do Brasil. É uma oportunidade de ter contato direto com quem está na ponta, produtores, empresários, profissionais e líderes do setor”, ressalta o titular da Seapa, Tiago Mendonça. “O governador Ronaldo Caiado deu demonstrações concretas de apoio ao agro goiano desde o primeiro dia da sua primeira gestão. Ele recriou a Seapa, lançou programas, distribuiu recursos e equipamentos, levou orientações técnicas, simplificou leis e lutou por mais crédito para o setor”, relembra.

Na segunda e terça-feira, 27 e 28, a Seapa promoverá palestras sobre projetos públicos de irrigação e de fruticultura no Vão do Paranã. Também deverão ocorrer conversas e atendimentos sobre crédito rural, com apoio de parceiros como GoiásFomento, Sistema Faeg/Senar, Sebrae Goiás, Sicoob e Sicred.

Ainda na terça-feira, representantes da Seapa participarão do lançamento da Interleite Brasil 2023, evento que será realizado novamente em Goiânia. Na terça e na quarta-feira, 29, haverá atividades sobre regularização e crédito fundiários. Uma roda de conversa sobre bioinsumos será realizada na quinta-feira, 30. O Conselho de Desenvolvimento do Estado fará reunião especial do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) na sexta-feira, 31.

Experimentos agrícolas

A Emater terá um estande no Centro Tecnológico Comigo (CTC) voltado para a área de experimentos agrícolas. Serão apresentados resultados das pesquisas públicas que a Agência realiza, além de atendimentos técnicos aos participantes. Destaque neste ano para as demonstrações de horta suspensa e iniciativas de fruticultura, além do pequi sem espinhos, lançado em 2022, após mais de 20 anos de pesquisa em parceria com a Embrapa Cerrados.

“A Emater está presente na Tecnoshow desde sua primeira edição por reconhecer a importância desta feira para a agricultura nacional. Esta é uma oportunidade ímpar de aproximação junto ao produtor, para garantia da difusão tecnológica e consequente inclusão produtiva”, destaca Pedro Leonardo Rezende, presidente da Emater.

Em parceria, a Emater e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) realizarão palestras técnicas no miniauditório do estande do Governo de Goiás.

Desde a edição de 2022 da Tecnoshow Comigo, Governo de Goiás e Prefeitura de Rio Verde formalizaram parceria e estão juntos na mesma estrutura na feira, em Rio Verde. O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Rio Verde, Paulo Martins, destaca a relevância dessa participação conjunta. “Afina as relações, as conversas e possibilita mostrar o que o Estado tem feito e também o que o município faz em relação ao acesso às linhas de crédito, assistência técnica, extensão rural. Então, a presença do Estado é a oportunidade de levar as políticas públicas para o público-alvo do evento, que são os produtores rurais”, informa.

Programação

Confira a agenda da Seapa e parceiros durante a Tecnoshow Comigo:

Segunda-feira 27/03

8h30 – Abertura da Tecnoshow Comigo
10 às 12 horas – Mesão de crédito GoiásFomento (Estande Governo de Goiás/Prefeitura de Rio Verde)
14 às 16 horas – Reunião com prefeitos e lideranças regionais (Estande Governo de Goiás/Prefeitura de Rio Verde)
14 às 17 horas – Palestras sobre crédito rural (Estande Governo de Goiás/Prefeitura de Rio Verde)
15 às 16 horas – Apresentação do Programa Goiano de Inovação Tecnológica – PGTec/Secti (Miniauditório/Estande Governo de Goiás/Prefeitura de Rio Verde)
16 às 17 horas — Palestra sobre “Projetos públicos de irrigação no Estado de Goiás” (Miniauditório/Estande Governo de Goiás/Prefeitura de Rio Verde)

Terça-feira 28/03

10 às 11 horas – Palestra “Utilização de raças zebuínas e cruzamentos para a produção de leite e carne”, com Ana Kassia Oliveira/Emater (Miniauditório/Estande Governo de Goiás/Prefeitura de Rio Verde)
11 horas – Lançamento da Interleite Brasil 2023 (Estande Sistema Faeg/Senar/Sebrae Goiás)
14 às 16 horas – Reunião com prefeitos e lideranças regionais (Estande Governo de Goiás/Prefeitura de Rio Verde)
14 às 17 horas – Palestras sobre crédito rural (Estande Sistema Faeg/Senar/Sebrae Goiás)
14 às 17 horas – Reunião com presidentes de sindicatos rurais e representantes de municípios sobre Regularização e Crédito Fundiário (Estande Governo de Goiás/Prefeitura de Rio Verde)
15 às 16 horas – Apresentação de cases sobre Ambientes de Inovação de Goiás – Secti (Miniauditório/Estande Governo de Goiás/Prefeitura de Rio Verde)
16 às 17 horas — Palestra sobre “Projeto de Fruticultura Irrigada no Vão do Paranã” (Miniauditório/Estande Governo de Goiás/Prefeitura de Rio Verde)

Quarta-feira 29/3

10 às 12 horas – Palestras sobre crédito rural (Estande Sistema Faeg/Senar/Sebrae Goiás)
14 às 16 horas – Reunião com prefeitos e lideranças regionais (Estande Governo de Goiás/Prefeitura de Rio Verde)
14 às 17 horas – Palestras sobre crédito rural (Estande Sistema Faeg/Senar/Sebrae Goiás)
14 às 17 horas – Reunião com presidentes de sindicatos rurais e representantes de municípios sobre Regularização e Crédito Fundiário (Estande Governo de Goiás/Prefeitura de Rio Verde)
15 às 16 horas – Tendências no cenário global dos ecossistemas de inovação – Secti (Miniauditório/Estande Governo de Goiás/Prefeitura de Rio Verde)

Quinta-feira 30/3

10 às 12 horas – Palestras sobre crédito rural (Estande Sicoob)
10h30 às 12 horas – Roda de conversa sobre bioinsumos, com representantes de Seapa, Aprosoja, Embrapa, IF Goiano, IGA, GAAS e Senar Goiás (Estande Aprosoja)
12 às 13 horas – Atendimentos a cooperados e gerentes (Estande Sicoob)
14 às 16 horas – Palestras sobre crédito rural (Estande Sicred)
16 às 17 horas – Atendimentos a cooperados e gerentes (Estande Sicred)
14 às 15 horas – Reunião do Conselho de Meio Ambiente de Rio Verde (Estande Governo de Goiás/Prefeitura de Rio Verde)
15 às 16 horas – Cenários da Agricultura Digital no Brasil – Secti (Miniauditório/Estande Governo de Goiás/Prefeitura de Rio Verde)

Sexta-feira 31/3

9 às 12 horas – Reunião CDE/FCO (Auditório 1 do CTC)
10 às 11 horas – Palestra “Principais nematoides das culturas de soja e milho” – Secti (Miniauditório/Estande Governo de Goiás/Prefeitura de Rio Verde)

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Tradição de Natal: Família de Itapetininga prepara ravioli um mês antes.

Família do interior prepara prato principal do almoço de Natal com um mês de
antecedência

Em Itapetininga (SP), há 60 anos a família Mazzarino se reúne para celebrar o
almoço de Natal com uma receita tradicional da Itália: o ravioli. Mas, para dar
conta da quantidade a produção começa um mês antes.

Família de Itapetininga mantém tradição de Natal em almoço especial

Em Itapetininga (SP), o Natal tem um sabor especial na casa da família Mazzarino. Há mais de 60 anos, a ceia natalina é marcada pela tradição de preparar ravioli, um prato que une gerações e que começa a ser preparado em novembro, um mês antes do almoço tradicional do dia 25 de dezembro.

Maria Angela Mazzarino Adas, aposentada, relembra o início da tradição ao lado do pai. “Meu pai virava o cilindro e eu acompanhava tudo desde os meus sete anos. Era uma festa: conversa daqui, histórias antigas dali, uma bagunça boa, com todo mundo participando”, conta.

A confecção do prato começou a crescer junto com a família, como relembra Inez dos Santos Mazzarino de Oliveira, também aposentada. “No início, tudo era feito na véspera do Natal, com meu pai liderando os preparativos. Mesmo depois que ele e minha mãe se foram, seguimos com a tradição. Agora, é algo que une ainda mais nossa família.”

O prato, que veio da Itália, carrega a história da família. “O ravioli era comida de ceia de festa para minha avó. Minha mãe aprendeu com ela e passou o conhecimento para as noras. Hoje, ele representa nossa identidade familiar”, explica Maria Margarida Mazzarino.

Inicialmente, a receita era preparada apenas com recheio de carne moída. Mas, com o passar dos anos, a família adaptou o prato para atender todos os gostos. “Atualmente, temos uma opção de recheio de palmito para os veganos”, comenta Regina Mazzarino.

Paulo Roberto Mazzarino destaca a importância de envolver as novas gerações. “Antes, as crianças apenas observavam o preparo. Hoje, ensinamos para elas. Temos aqui cinco ou seis crianças que já estão aprendendo e levarão essa tradição adiante.”

O aumento no número de integrantes da família levou a uma mudança nos preparativos. Se antes o prato era feito na véspera, agora as quatro irmãs da família organizam tudo com antecedência, reunindo todos em novembro para preparar a massa e os recheios.

Para a família Mazzarino, o ravioli é mais do que um alimento. “Sem ele, não é Natal”, conclui Maria Margarida.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp