Governo de Goiás conquista mais dois prêmios nacionais por oferta de serviços digitais ao cidadão

Após ser reconhecido como estado mais digital do Brasil, Goiás conquistou mais dois primeiros lugares no Prêmio Gov.Digital 2024, promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia de Informação e Comunicação (Abep-TIC). O Estado venceu a categoria de melhor solução “Orientada ao Cidadão”, com o projeto “Meu PEP”, e a categoria “Baseada em Inteligência Artificial”, com o projeto “Susi: LLM e RAG como Assistente Virtual na SES/GO”. As soluções tecnológicas foram criadas pela Secretaria de Estado da Saúde e pela Secretaria-Geral de Governo (SGG).

Para o governador Ronaldo Caiado, os prêmios confirmam que o Goiás se firma cada vez mais como um polo de inovação em Governo Digital. “Quando recebi o Estado, Goiás era o penúltimo em posições de digitalização dos serviços à população. Esse trabalho avançou e se consolidou, oferecendo ao cidadão acesso facilitado a todos os serviços públicos”, frisou. Na quinta-feira (8/8), Goiás já havia sido anunciado como primeiro lugar no Índice Abep-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital – 5ª Edição.

O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, afirma que a premiação é resultado de esforços conjuntos entre o Governo de Goiás e dos servidores da área de Tecnologia da Informação. “Agradeço demais ao governador Ronaldo Caiado por todo o apoio que ele tem dado ao longo desses anos. Em 2019, o Estado de Goiás ocupava as últimas posições neste ranking. Fomos crescendo até atingir o primeiro lugar. Agradeço também toda a equipe de TI do Estado por toda a sua dedicação, comprometimento e competência para alcançar esse resultado”, diz.

O título de estado mais digital do País, conforme destaca, traz uma grande responsabilidade para com a população. “E agora, todos sabem que nós aumentamos o sarrafo e a nossa responsabilidade aumentou também. Porque agora temos que mostrar cada vez mais que o Estado mais digital do Brasil vai continuar atendendo o cidadão, com mais serviços, e levando bem-estar para o cidadão”, assegura.

A entrega dos prêmios foi realizada durante o 51º Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para Gestão Pública (Secop 2024), realizado no Rio de Janeiro. “É um prêmio para o cidadão, porque traz transparência dos serviços de saúde oferecidos à população”, destacou o secretário de Saúde, Rasível Reis. Ele pontuou ainda que, com a tecnologia, o cidadão consegue ter acesso ao que realmente necessita.

As soluções implementadas pela SES, em parceria com a Subsecretaria de Tecnologia da Informação da Secretaria-Geral de Governo (SGG), tiveram como foco auxiliar a população com informações. Luiselena Esmeraldo, superintendente de Tecnologia, Inovação e Saúde Digital da SES, explica que o Meu PEP fornece ao cidadão os seus próprios dados de saúde, como resultado de exames, consultas agendadas, prontuários de internação, tudo acessado pelo portal expresso.go.gov.br. Já a Susi é uma assistente virtual (bot) que facilita o acesso à base de dados da Revista Científica da Escola Estadual de Saúde Pública.

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Inscrições abertas para Passe Livre Estudantil em Goiás; conheça os prazos e requisitos

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), inicia nesta quinta-feira, 26, o período de cadastro e recadastro do Passe Livre Estudantil (PLE) para estudantes da região Metropolitana de Goiânia e Anápolis. Este programa, integrante do Goiás Social, permite o deslocamento gratuito para os estudantes com cadastro regular, oferecendo até 48 viagens por mês.

O PLE foi criado para reduzir a evasão escolar e garantir a mobilidade dos alunos. O benefício é essencial para facilitar o acesso à educação, promovendo a regularidade escolar e melhorando a qualidade de vida dos estudantes.

Como realizar o cadastro

Para dar início ao processo de cadastro ou recadastro, é necessário acessar o site www.juventude.go.gov.br. Os estudantes devem preencher o formulário e anexar os documentos solicitados, incluindo RG, CPF, comprovante de endereço, comprovante de matrícula em ensino regular e foto 3×4. Após a solicitação ser analisada e aprovada, o cartão do novo beneficiário estará disponível para entrega no Vapt Vupt escolhido pelo usuário, em até 10 dias a contar da data de inscrição. A retirada do cartão deverá ser agendada pelo site: www.vaptvupt.go.gov.br/agendamento.

A cobertura de atendimento abrange várias cidades, incluindo Abadia de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.

Cadastro Presencial em Anápolis

Para estudantes de Anápolis, o cadastro deverá ser realizado presencialmente na sala de atendimento do Passe Livre – Urban, localizada na sede da Secretaria Municipal de Integração Social, Cultura e Esportes, na rua General Joaquim Inácio, nº 206. É necessário levar cópias do CPF, RG, comprovante de endereço, comprovante de matrícula e foto 3×4. Após a aprovação da solicitação, o cartão poderá ser retirado no prazo de sete dias, a contar da data do pedido formal, na unidade de referência do terminal urbano de Anápolis, na rua Tonico de Pina, no Setor Central.

Os pedidos de inclusão ou renovação do benefício serão aceitos pelo sistema até o dia 4 de abril de 2025. No caso de alguma irregularidade ou pendência documental, o beneficiário terá até o dia 5 de maio de 2025 para apresentar os documentos solicitados.

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