O Governo de Goiás anunciou nesta quarta-feira, 25, a criação da primeira Delegacia Especializada no Atendimento ao Turista em Goiás (Detur), que vai atender os municípios de Caldas Novas e Rio Quente. A nova unidade foi implantada a partir da sanção da Lei 20.909.
O anúncio da criação da especializada ocorreu em cerimônia no Palácio das Esmeraldas, com a presença da presidente da coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado, de auxiliares do governo e de autoridades dos municípios de Caldas Novas e Rio Quente.
A delegacia vai investigar as infrações penais em que a vítima é turista, à exceção de crimes de homicídio, e vai funcionar no complexo da Polícia Civil de Caldas Novas. Inicialmente terá como integrantes um delegado, um agente de polícia e um escrivão.
A escolha do município para sediar a delegacia é pela representatividade que Caldas Novas e Rio Quente têm no turismo em Goiás. As duas cidades juntas movimentam cerca de 50% do faturamento de todo o setor no Estado, cerca de R$ 1,5 bilhão anuais.