Press "Enter" to skip to content

Governo de Goiás cria Dia Estadual da Pamonha

Última atualização 16/01/2024 | 16:52

O prato culinário mais famoso de Goiás agora tem um dia só seu. Foi sancionada na última sexta-feira, 12, pelo  governador Ronaldo Caiado, a Lei Estadual nº 22.535,  de autoria do deputado Gugu Nader (Agir), que estabelece o dia 3 de fevereiro como o Dia Estadual da Pamonha Goiana.

O projeto de lei tem como objetivo reconhecer a importância cultural da pamonha para o estado. Segundo o projeto, será realizado o Festival da Pamonha Goiana, que ocorrerá anualmente no dia 3 de fevereiro, para comemorar o início da colheita da safra de milho. Data que promete ser uma grande celebração, reunindo em um mesmo espaço produtores rurais, chefs e amantes da culinária local.

O deputado Gugu Nader ressalta a importância da data apontando que a “pamonha é um dos principais símbolos da culinária goiana” junto com “o pequi e o pit-dog”, deixando de ser apenas um quitute para fazer parte das características culturais do Estado.

Tradição

 A pamonha é um patrimônio cultural imaterial de Goiás, conforme já determinado em dezembro de 2023 pelo governador Ronaldo Caiado. De acordo com dados de 2022 da Junta Comercial de Goiás (Juceg), atualmente existem mais de 11 mil pamonharias no estado. Somente Goiânia possui 3.175 estabelecimentos, em Aparecida de Goiânia 827, Anápolis 796, Rio Verde 323 e Águas Lindas de Goiás 284.  

 A pamonha é um prato culinário com origem indígena, tendo influência culinária dos portugueses e africanos. Não há uma receita padrão para esse símbolo gastronômico goiano: ela pode ser salgada, doce, à moda e recheada com queijo, pimenta, linguiça e o que mais agradar o paladar das pessoas.