Governo de Goiás custeia viagens de mais de 40 mil atletas em 2022

8b2baa78-8d87-4691-ae65-9b33b85c171a

O Governo de Goiás finalizou o ano de 2022 com o embarque de mais de 40 mil atletas, em viagens terrestres e aéreas. O investimento nessa área ultrapassou os R$ 4 milhões. Pelas estradas brasileiras, mais de 400 viagens foram feitas com ônibus contratados pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). O apoio também foi dado aos atletas que se deslocaram de avião com a aquisição de 130 passagens aéreas. Mais de 40 federações, das mais variadas modalidades, foram atendidas, com o transporte de atletas do desporto e paradesporto para competições e eventos.

Uma dessas viagens foi a da delegação goiana de taekwondo, que levou mais de 30 atletas para o Grand Slam Nacional, no Ceará. O mestre Francisco de Assis destacou a importância do apoio para a participação na competição. “O transporte foi fundamental, sem isso, provavelmente, não teríamos disputado o Grand Slam, que é um campeonato muito importante e conta pontos no ranking. A grande maioria dos nossos atletas não teria condições de bancar uma viagem para Fortaleza”, ressaltou.

Além das viagens terrestres, outro destaque foi o apoio com passagens aéreas. Foram mais de 130 atletas que se deslocaram com apoio do Governo de Goiás durante o ano passado. A equipe de futebol de cegos da Acelgo disputou o campeonato Regional Centro-Norte em Belém, no Pará, e recebeu 14 passagens aéreas para atletas e comissão técnica.

O técnico Fabrício Gomes enfatizou o apoio para a equipe. “Não tínhamos condições de participar da competição, até por ser uma viagem longa. Conseguir as passagens aéreas foi ainda mais importante, pois tivemos um desgaste bem menor para os nossos atletas”, explicou.

O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues, relacionou o apoio com transporte aos resultados positivos alcançados pelos atletas. “Nossa função é fomentar o esporte em todos os aspectos. No âmbito do alto rendimento, a logística é um ponto crucial. Saber que dispõe do transporte para a competição deixa o atleta mais tranquilo e focado na preparação”, destacou.

Para 2023, a manutenção dos contratos de transporte terrestre e aéreo para os atletas está garantida. Os pedidos devem ser encaminhados via ofício para a Seel pelas federações e agremiações.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Feriados nacionais de 2025: confira o calendário completo

O ano de 2025 está chegando, trazendo 11 feriados nacionais no calendário. Desses, pelo menos seis cairão em dias úteis, representando oportunidades de descanso prolongado para muitos brasileiros.

O primeiro feriado nacional do ano será o de Confraternização Universal, celebrado em 1º de janeiro, uma quarta-feira. Já o Carnaval, apesar de ser considerado feriado no estado do Rio de Janeiro, não tem status de feriado nacional.

Uma novidade recente no calendário é o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado pela primeira vez como feriado nacional em 2024. A data, que já era feriado em algumas localidades, passou a valer em todo o país após aprovação de uma lei pelo Congresso em 2023.

Vale lembrar que o calendário a seguir abrange apenas os feriados nacionais, não incluindo feriados estaduais, municipais ou pontos facultativos previstos para 2025.

Confira os feriados nacionais de 2025:

Janeiro

  • 1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal

Abril

  • 18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa
  • 20 de abril (domingo): Páscoa
  • 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes

Maio

  • 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho

Setembro

  • 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil

Outubro

  • 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida

Novembro

  • 2 de novembro (domingo): Finados
  • 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
  • 20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra

Dezembro

  • 25 de dezembro (quinta-feira): Natal

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp