Governo de Goiás apresenta projeto de modernização do Serra Dourada, em São Paulo

Nesta terça-feira, 19, o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, discutiu com empresários em São Paulo sobre os incentivos e vantagens para o investimento na modernização do Estádio Serra Dourada e das áreas adjacentes, como o Parque da Criança e o Ginásio Valério Luiz de Oliveira, conhecido como Goiânia Arena. O evento, denominado roadshow, foi realizado de forma híbrida, presencial e virtual, na sede da Bolsa de Valores B3.
 
Durante a apresentação, Daniel Vilela e demais representantes do Governo de Goiás detalharam o plano de reforma e revitalização do Distrito de Esporte e Entretenimento do Complexo do Estádio Serra Dourada. Eles destacaram as potencialidades do estado, especialmente nas áreas de educação, tecnologia e segurança publica, que são referências nacionais. “Nosso estado tem hoje um crescimento econômico acima da média nacional, um alto nível de empregabilidade e diversos setores da gestão do governador Ronaldo Caiado ocupando os primeiros lugares nos rankings de eficiência,” enfatizou Daniel Vilela.
 
Os resultados positivos das políticas públicas do governo também foram destacados por Daniel Vilela, ressaltando a importância desses fatores para o sucesso do projeto de modernização do estádio. A empresa que arrematar a concessão, por 35 anos, será responsável não apenas pelas obras previstas no edital, mas também pela gestão, manutenção e operação do complexo.
 
O presidente da Goiás Parcerias, Diego Soares, explicou os critérios que serão exigidos das empresas que participarão do processo de licitação da concessão do Serra Dourada. As empresas precisam comprovar capacidade de investir no mínimo R$ 215 milhões. Além disso, não poderá haver mudanças na fachada do estadio, e um rebaixamento no gramado está previsto para aumentar a capacidade de pessoas sentadas no estadio.
 
Diego Soares também compartilhou a aprovação de uma recente lei municipal que isenta o complexo esportivo de pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). “Estamos falando de uma nova centralidade para Goiânia e seus moradores. De um polo totalmente diferenciado e muito bem localizado, cercado por rodovias, shopping, condomínios horizontais, espaços culturais, parques, autódromo e também pela Prefeitura de Goiania e Assembleia Legislativa, onde transitam diariamente milhares de pessoas,” concluiu.
 
O secretário de Estado de Esportes e Lazer (SEEL), Rudson Guerra, reforçou o compromisso em recuperar o maior patrimônio do futebol goiano, que completa 50 anos em 2025. “Nós vislumbramos um novo Serra Dourada que seja referência nacional e internacional,” disse aos empresários e investidores. Ele informou ainda que a futura concessionária encontrará 32 banheiros reconstruídos e iluminação totalmente nova, conforme padrões estabelecidos pela Federacao Internacional de Futebol (FIFA).
 
Além da Vice-Governadoria, Goias Parcerias e SEEL, as secretarias estaduais de Administração (Sead) e a Geral de Governo (SGG) também tinham representantes no evento. Todas estas pastas fazem parte de um Grupo de Trabalho coordenado por Daniel Vilela, que se debruçou no projeto ao longo dos anos de 2023 e 2024.
 
No roadshow realizado nesta terça-feira, o vice-governador reforçou que no dia 27 de novembro, também na sede da B3, serão recebidas as documentações das empresas interessadas na concessão do estadio. Já no dia 4 de dezembro, durante sessão pública na Bolsa de Valores, ocorrerá a abertura dos envelopes e será feito o anúncio do grupo vencedor. A assinatura do contrato está prevista para janeiro de 2025.

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BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

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