Governo de Goiás disponibiliza nova versão do aplicativo Portal NetEscola

Ano novo, aplicativo atualizado! O Portal NetEscola, desenvolvido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), recebeu a versão 3.1 e está pronto para uso. A atualização deve ser feita na loja on-line Play Store, em dispositivos móveis com sistema operacional Android.

Criado para os estudantes da rede pública estadual de ensino em 2020, o app apresenta, em sua mais recente atualização, interface digital aperfeiçoada e com melhorias em seu formato. Para o superintendente de tecnologia da Seduc, Bruno Marques, o upgrade do aplicativo foi realizado “a partir da preocupação de atender às necessidades dos alunos”.

Entre as novidades, agora há possibilidade de o aluno personalizar o perfil com foto, além de cadastrar e gerenciar o acesso no próprio app. “A apresentação do Boletim Escolar e a entrada nos portais de conteúdos e nas salas de aula on-line também foram melhoradas”, diz Bruno Marques.

Com o novo app, o login de acesso passa a ser feito uma única vez. É possível também visualizar a frequência do estudante e o calendário semestral em uma só aba, o que facilita o monitoramento por parte dos pais ou responsáveis, além de servir como um lembrete de atividades.

Outra novidade é o mural de recados. Com a atualização do aplicativo, será possível melhorar a comunicação com os estudantes através de informativos gerais enviados pela Seduc, pela gestão das escolas ou pelos professores. O objetivo é alcançar o maior número de estudantes.

Atualização

Bruno Marques explica que a mudança no app ocorreu com o objetivo de garantir a qualidade e o bom funcionamento da ferramenta para a comunidade escolar. Durante a remodelação, foram feitos estudos e pesquisas com diversos jovens, incluindo os estudantes que fazem parte do Programa Aprendiz do Futuro vinculados à Seduc.

“Precisávamos entender o que os alunos queriam e, então, fomos agregando as necessidades deles com a funcionalidade do aplicativo. O intuito foi facilitar o acesso do estudante”, destacou o superintendente de tecnologia.

Portal de NetEscola

O Portal NetEscola é uma plataforma que disponibiliza conteúdos didáticos por meio de atividades, vídeos, listas de exercícios e materiais desenvolvidos pelos próprios professores da Seduc. Lançada em 2020 pelo Governo de Goiás, a ferramenta surgiu com o intuito de auxiliar os professores e estudantes da rede estadual de ensino durante o regime especial de aulas não presenciais.

Os conteúdos abrangem os componentes de todas as áreas do conhecimento e são apresentados de formas bem diversificadas, divididas em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. A ferramenta também permite que o estudante organize seus estudos da maneira mais simplificada possível.

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Black Friday 2024: Dicas e precauções para compras seguras e econômicas

A Black Friday, um dos maiores eventos do calendário varejista, ocorrerá no dia 29 de novembro de 2024, mas as promoções já começaram a ser realizadas ao longo do mês. Em Goiânia, um levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) indica que este período deve movimentar R$ 250 milhões, com 64% dos entrevistados planejando aproveitar as ofertas.
 
Para evitar a prática conhecida como metade do dobro, quando comerciantes elevam consideravelmente os preços dos produtos antes da data e depois reduzem os valores, ludibriando a população, o Procon Goiás realiza um trabalho prévio de monitoramento de preços. A Lei Estadual 19.607/2017 também obriga os fornecedores a informar o histórico dos preços dos últimos 12 meses. De acordo com o superintendente do órgão, Marco Palmerston, “para evitar as falsas promoções, é preciso se programar com antecedência e pesquisar os preços”.
 
Uma dica valiosa é fazer uma lista do que realmente se pretende comprar e estipular um orçamento. Entrar em uma loja ou site durante a Black Friday é um apelo ao consumo, por isso é crucial ter cuidado. Além disso, é permitido que estabelecimentos pratiquem preços diferentes entre lojas físicas e online, justificada pelos custos operacionais distintos, como aluguel e salários, que impactam os preços nas lojas convencionais. No entanto, a transparência é essencial, e as informações sobre preços devem ser claras e acessíveis ao consumidor.
 
Durante a Black Friday, o volume de compras feitas pela internet aumenta significativamente. Por isso, é importante ter atenção redobrada. Sempre verifique a autenticidade da loja antes de inserir dados pessoais ou financeiros. Um dos primeiros passos é conferir se o site possui o ícone de cadeado ao lado da URL e o prefixo https, que garantem uma conexão segura. Outra orientação é checar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui ou em grupos de consumidores em redes sociais, onde os clientes costumam compartilhar experiências de compra.
 
Ao optar pelo PIX, confira os dados do destinatário e se a negociação envolve um CNPJ. O Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador o direito de devolução por arrependimento em até 7 dias para compras online. No caso de produtos com defeito, estabelece prazos para reclamações: 30 dias para produtos ou serviços não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados a partir da entrega ou conclusão do serviço. Além disso, evite clicar em anúncios enviados por e-mail ou mensagens de redes sociais que pareçam suspeitos, e sempre acesse os sites digitando o endereço diretamente no navegador, ao invés de seguir links desconhecidos.

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