Governo de Goiás divulga Censo Hoteleiro de Goiânia nesta quinta,17

O Governo de Goiás, por meio do Observatório da Goiás Turismo, apresenta nesta quinta-feira, 17, às 8h, o Censo Hoteleiro de Goiânia/2022 durante evento no Mega Moda Hotel, em Goiânia. A pesquisa foi realizada nos meios de hospedagem da capital, em parceria com Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Goiás (ABIH –GO) e Sindicato de Hotéis de Goiânia e apoio da Agência Municipal de Turismo Eventos e Lazer (Agetul). O objetivo é quantificar e qualificar os empreendimentos existentes na cidade e expor o cenário atualizado das potencialidades do mercado hoteleiro.

A pesquisa traz informações relevantes para gestores públicos e privados, permitindo a adoção de políticas voltadas para a melhoria e ampliação do setor. O levantamento cobriu 170 estabelecimentos em funcionamento, 24 fechados e 2 em reforma, entre hotéis, pousadas, hostels, flats e dormitórios. O estudo identifica a capacidade de atendimento/instalações; serviços adicionais oferecidos; formas de pagamento/tarifas; ocupação; quantitativo de funcionários; necessidades de gestão da empresa; sustentabilidade; biossegurança e economia compartilhada, além do perfil dos turistas.

O documento traz, também, o quadro comparativo dos últimos cinco censos realizados pelo Observatório na capital goiana. Segundo o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, o documento é de grande relevância para o setor porque identifica informações que visam o planejamento futuro. “A gente vai poder entender quem está vindo para Goiânia, origem desses visitantes, quanto está gastando, ocupação média, entre outras informações. São dados fundamentais para o Governo de Goiás, junto com a iniciativa privada, elaborar um plano de ação para 2023 e assim por diante”, afirmou.

O Censo Hoteleiro de Goiânia será apresentado pela Coordenadora do Observatório da Goiás Turismo, Professora Giovanna Tavares. De acordo com ela, o Observatório da Goiás Turismo tem expertise na execução deste tipo de pesquisa, o que faz do departamento uma referência no Brasil. “A gente desenvolve censos hoteleiros há 9 anos”, informou.

Goiânia faz parte da Região Turística dos Negócios e Tradições no Mapa do Turismo do Estado. Segundo o Observatório da Goiás Turismo, a capital atende a todos os requisitos de uma cidade turística, com localização geográfica privilegiada, rede hoteleira, bares e restaurantes com atendimento de qualidade. A capital possui oferta de atrativos e equipamentos diversificados, como monumentos históricos e parques municipais, e se destaca nos setores de eventos, gastronomia, saúde e educação.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp