Press "Enter" to skip to content

Goiás doa prensa, elevador de carga cooperativa de reciclagem de Alto Paraíso

Última atualização 16/02/2023 | 14:12

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis, entrega, nesta sexta-feira,17, equipamentos de proteção ambiental (EPIs) e instrumentos de trabalho à Reciclealto, uma cooperativa de reciclagem de lixo que funciona em Alto Paraíso, região Nordeste de Goiás, e processa cerca de 30 toneladas por mês.

Os equipamentos foram adquiridos por meio de autocomposição ambiental, procedimento no qual o autuado discute com a Semad um acordo para regularizar os passivos ambientais lavrados nos autos de infração e evita, dessa maneira, que o procedimento administrativo contra ele se prolongue. Pela autocomposição, é possível reduzir as multas em até 60%. Os valores são convertidos em prestação de serviços para preservação, melhoria e recuperação do meio ambiente.

Vulcanis entregará à Reciclealto uma prensa enfardadeira de 40 toneladas, um elevador para mil quilos, 39 calças de brim, 186 protetores auriculares, 63 óculos de proteção, 45 pares de botina e 52 máscaras de proteção. Nas próximas semanas, a cooperativa também vai receber 150 pares de luva, mais 13 protetores auriculares e 57 máscaras.

“Os recursos financeiros que chegam à Semad por meio da autocomposição ambiental são integralmente usados para fortalecer ações positivas para natureza, como essa. Investir na reciclagem equivale a combater o descarte inapropriado e colabora com a preservação do planeta”, afirma a secretária de Meio Ambiente, Andréa Vulcanis.

“A prensa e o elevador ampliarão a nossa capacidade de prensagem e de processamento de forma significativa”, diz Surya Mendes, consultor ambiental da Reciclealto. “E os EPIs, por sua vez, proverão ainda mais segurança aos nossos cerca de 20 colaboradores envolvidos na operação. Sem dúvida, é uma parceria que traz impactos significativos”.

A prensa que a Semad adquiriu vai ser utilizada para formar fardos de resíduos recicláveis separados por categoria. A compactação facilita o armazenamento e o transporte. para indústrias recicladoras. Já o elevador será usado para levar os fardos até o caminhão, de modo a proteger funcionários do risco de acidentes.