Press "Enter" to skip to content

Goiás é o 2º estado mais digital do país mais uma vez

Última atualização 24/07/2023 | 12:22

O Governo de Goiás é destaque nacional na oferta de serviços públicos digitais em 2023. Pelo segundo ano consecutivo, o Estado conquistou o 2° lugar na premiação da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia de Informação e Comunicação (ABEP-TIC), e manteve a posição no índice que avalia a digitalização e a melhor oferta de serviços públicos digitais aos cidadãos em todo país. A cerimônia de entrega dos troféus aconteceu na última quinta-feira,20, no auditório do Windsor Plaza Brasília, em Brasília (DF).

O levantamento realizado pela ABEP-TIC mostra que das 27 unidades federativas, somente três, incluindo Goiás, alcançaram nota igual ou superior à máxima disponível no total de itens avaliados. O Estado de Goiás ficou com apenas 2,25 pontos de diferença do primeiro colocado, Rio Grande do Sul.

O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, avalia a evolução no ranking nacional de serviços públicos digitais como mais um resultado positivo, destacando as melhorias implantadas em mais um ano. “Nós fizemos nosso trabalho de casa. Ampliamos nossa digitalização e gabaritamos todos os quesitos avaliados, ficando a uma distância mínima do primeiro colocado. Continuamos  empenhados em modernizar a forma como o Governo de Goiás atende o cidadão, deixando todos os serviços do estado na palma da mão do cidadão, atendendo-o em suas mais diferentes necessidades”, reflete Rocha Lima.

A premiação é o resultado dos investimentos realizados em tecnologia e na ampliação de serviços oferecidos na plataforma Expresso, que atualmente disponibiliza 120 atendimentos em formato digital para a população.

O Expresso é desenvolvido por meio da parceria entre a Secretaria-Geral de Governo (SGG) e Secretaria de Estado da Administração (Sead). A plataforma recebe novos serviços continuamente, com o objetivo de ampliar o seu alcance e a oferta simplificada de atendimento aos usuários.

Sobre o Índice

O Índice de Oferta de Serviços Digitais foi desenvolvido pela ABEP-TIC com o objetivo de medir o nível de maturidade digital dos estados e compor, por meio de indicadores, o pilar de eficiência da máquina pública, que integra a avaliação feita para o Ranking de Competitividade dos Estados, realizado anualmente pelo Centro de Liderança Pública (CLP).