Press "Enter" to skip to content

Governo de Goiás e UFG capacitam profissionais de policlínica para Goiás Todo Rosa

Última atualização 29/01/2024 | 08:24

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), e a Universidade Federal de Goiás (UFG) iniciaram a capacitação de profissionais da policlínica de Quirinópolis para realização do Goiás Todo Rosa. A parceria da SES com a UFG permitirá a realização de sequenciamentos genéticos para detecção precoce das mutações que causam câncer de mama e/ou ovário pelo SUS. O cronograma do projeto prevê que o atendimento comece pela Policlínica de Quirinópolis, na região Sudoeste, sendo estendido em seguida para a região Centro-Norte, em Goianésia e Uruaçu. Posteriormente, o teste genético deve chegar a todas as mulheres com predisposição para estes tipos de câncer no Estado.

“Esse momento é muito importante porque a policlínica será a conexão entre a atenção primária e a Universidade Federal de Goiás. Na policlínica, a paciente será atendida e o teste será solicitado. A coleta de sangue será feita no Centro de Genética da UFG”, explicou a mastologista e professora da Faculdade de Medicina da UFG, Rosemar Macedo Sousa Rahal, acrescentando que o teste será realizado em pacientes que atendem aos critérios de solicitação do painel.

Todo este processo deverá ser feito de forma criteriosa, por isso serão capacitados todos os profissionais que trabalham na policlínica – médicos, enfermeiros e profissionais da área administrativa. Em caso positivo para o câncer, a paciente fará o chamamento dos familiares, que poderão realizar o teste de sequenciamento genético de forma gratuita, a partir de uma amostra de sangue, para descobrirem se também têm a predisposição para a doença.

Testagem

O exame analisa todas as bases presentes nos genes BRCA 1 e 2, permitindo a identificação de mutações que podem causar câncer de mama e ovário. Ele pode ser feito a partir de uma simples amostra de sangue ou do DNA extraído de peça tumoral. Com o diagnóstico, é possível estabelecer uma rotina personalizada de rastreio de câncer, com maiores chances de cura e mais qualidade de vida para o paciente, com a opção também da mastectomia profilática. O procedimento cirúrgico ocorrerá no Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG).

Em Goiás, a taxa de mortalidade por câncer de mama em 2021 foi de 13,62/100.000 mulheres. De 2020 a 2023, pelos menos 1.993 mulheres perderam a vida para a doença. Quanto à incidência, no período de 2020 a 2022 foram diagnosticados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Goiás, 5.349 casos de câncer. Em 2023, até o mês de julho, foram 730 casos confirmados.