Press "Enter" to skip to content

Governo de Goiás e Unesco reforçam políticas públicas a crianças e adolescentes

Última atualização 28/11/2023 | 17:08

O , Governo de Goiás por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), e em convênio com a Unesco, deu início nesta terça-feira ,28, no município de Silvânia, às capacitações para implementação e gestão de políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes. Outras cidades passarão pelo treinamento, cuja programação vai até o mês de fevereiro, em encontros regionais por todo o estado promovidos pelo Goiás Social.

Os temas das capacitações incluem mediação de conflitos, prevenção de violência, implementação de uma cultura de paz nas escolas e comunidades, implementação do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) nos municípios, utilização do Sistema para Informação da Infância e Adolescência (Sipia) e orientação para captação de recursos para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA).

Uma das consultoras da Unesco contratadas pelo Governo de Goiás, Elina Zavask, destaca a importância de discutir o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente. “O estado de Goiás avança quando decide discutir este tema no âmbito do desenvolvimento social, pois é uma pauta que quase sempre é discutida somente na educação”, comenta a consultora.

Entre os participantes das formações, estão gestores públicos da assistência social, conselheiros tutelares, conselheiros municipais dos direitos da criança e do adolescente (CMDCA), gestores da área da educação, comarcas, além de toda rede de proteção da criança e lideranças juvenis.

Segundo o secretário da Seds, Wellington Matos, a qualificação dos profissionais que atuam diretamente na construção de políticas públicas, prevenção de problemas, soluções de conflitos e construção de um ambiente social saudável para crianças e adolescentes é uma pauta prioritária do Goiás Social. “Para tratar de uma realidade tão importante, buscamos a assessoria de quem conhece todas as suas camadas e tem notável experiência para realizar esse trabalho”, afirma.

Segundo a consultora Camila Dias, a importância desta ação é que ela vai tratar de modo muito amplo da rede de proteção, falar sobre o sistema nacional de informações da criança e do adolescente, do Fundo da Infância e do Adolescente, além de outras ações que a Seds desenvolve em apoio aos municípios. “Este também é um momento que possibilita a troca de experiências e o compartilhamento de informações para que a gente possa atuar de forma mais fortalecida aqui em Goiás”, declara a consultora.

Serviço:
Cronograma de capacitações
Quando: 28 e 29/11
Onde: Silvânia – Rua 24 de Outubro, Centro, Salão Paróquia Matriz do Rosário

Quando: 30/11 e 01/12
Onde: Itumbiara – Auditório da UNA Itumbiara

Quando: 04 e 05/12
Onde: Porangatu – Auditório do Cras

Quando: 05 e 06/12
Onde: Uruaçu – Câmara Municipal

Quando: 12 e 13/12
Onde: Jataí – Auditório da UNA Jataí

Quando: 14/12
Onde: Portelândia – Câmara Municipal

Fotos: Ricardo Costa/Seds

Legenda: Silvânia é primeira cidade polo a receber capacitação ofertada pelo Governo de Goiás, em parceria com Unesco, para preparar profissionais que lidam com políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás