Governo de Goiás encaminha à Alego projeto de lei que permite parcelamento do IPVA

Governo de Goiás encaminha à Alego projeto de lei que permite parcelamento do IPVA

O Governo de Goiás enviou à Assembleia  Legislativa de Goiás (Alego), um projeto de lei que permite o parcelamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em até dez vezes antes do prazo de vencimento. Atualmente o tributo só pode ser parcelado em até três vezes antes da data final de pagamento.

O texto elaborado pela Secretaria de Estado da Economia aumenta o parcelamento do imposto, com a previsão de que o benefício tenha validade ainda no ano de 2022. Se provada, o Governo de Goiás irá divulgar o novo calendário com aumento do pagamento para este ano, conforme cada vencimento.

A porcentagem do IPVA, segundo o código tributário do estado de Goiás varia conforme o tipo de veículo.

  • 1,25% para ônibus, micro-ônibus, caminhões, veículos aéreos e aquáticos utilizados no transporte coletivo de passageiros e de carga, isolada ou conjuntamente;
  • 3% para motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta e automóvel de passeio com potência até 100cv;
  • 3,45% para veículos utilitários;
  • 3,75% para veículo terrestre de passeio, veículo aéreo, veículo aquático e demais veículos não especificados.

“Não há alteração na porcentagem do IPVA desde 2015. Porém, com a valorização dos carros usados no mercado houve aumento no valor final pago pelo imposto, como ocorreu no Brasil inteiro”, declarou a secretária da Economia, Cristiane Schmidt.

Nota fiscal Goiana

O Governo de Goiás oferece desconto de 5% a 10% no IPVA para quem participa do programa nota fiscal goiana (NFG). O cadastro da nota fiscal goiana é feito gratuitamente pelo site. Para acumular pontos e conseguir descontos basta pedir o registro do CPF na nota fiscal durante as compras.

Para o ano de 2022, o programa nota fiscal goiana teve um aumento na quantidade de contribuintes, que conseguiram o desconto máximo de 10% no IPVA, com um crescimento de 136%. Quase 500 mil pessoas terão desconto no IPVA por fazer parte do programa nota fiscal goiana. Além disso, o Governo de Goiás oferece outros benefícios aos contribuintes, entre eles está.

  •  Isenção da cobrança do IPVA para veículo com mais de 15 anos de uso
  • Isenção do imposto para pessoas com deficiência,
  • Isenção do imposta para ônibus ou micro-ônibus de passageiro de turismo ou escolar e veículo novo no ano da sua aquisição adquirido em concessionária goiana;
  • Redução da base de cálculo para locadoras de veículos;
  • Desconto de 50% do tributo para veículos populares (1.0) e motocicletas 125cc, se o proprietário pagar o imposto em dia e não tiver cometido infração de trânsito no ano anterior.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp