Governo de Goiás entrega notebooks adaptados para estudantes com deficiência visual

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Em mais uma ação voltada à inclusão e à valorização da educação, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), entregou notebooks adaptados para 337 estudantes com deficiência visual da rede pública estadual. O investimento, superior a R$ 1 milhão, tem como objetivo promover acessibilidade e melhores condições de aprendizagem para os alunos.

Titular da Seduc, Fátima Gavioli destacou a importância do avanço tecnológico na promoção da inclusão nas escolas. “Hoje estamos entregando os notebooks para todos os estudantes da rede pública. Queremos que, cada vez mais, os estudantes tenham sua autonomia, para facilitar a vida deles. A inclusão proposta hoje estimula muito o uso da tecnologia”, afirmou Fátima.

Os equipamentos são da marca Multilaser e possuem modernos softwares DOS-VOX e NVDA, programas de leitura de tela que permitem a navegação e o uso completo dos recursos por meio de comandos de voz. “Esses notebooks são de alta qualidade e permitirão que os jovens tenham mais independência nos estudos”, explicou o gerente de Educação Especial da Seduc, Weberson de Oliveira Morais.

O estudante Paulo Ricardo Ferreira, do Colégio Estadual Albert Sabin, falou sobre a importância do equipamento para sua rotina escolar. “Estou muito feliz. Agora vou poder aprender ainda mais com meu novo notebook”. A emoção também marcou o depoimento da mãe, Eliane Ferreira do Carmo. “Estou imensamente feliz em ver meu menino assistido com equipamentos de ponta. Isso demonstra um olhar de cuidado com todas as crianças”, disse.

Desde 2019, o Governo de Goiás já entregou 12 salas multissensoriais, sendo 10 em escolas e duas em unidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), além de 196 óculos OrCam MyEye, com investimentos superiores a R$ 2,5 milhões. Também foram revitalizadas 400 salas de recursos multifuncionais, com aporte de R$ 12,5 milhões, fortalecendo ainda mais o compromisso com a educação inclusiva no estado.

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