Press "Enter" to skip to content

Governo de Goiás firma parcerias garantindo proteção a mais de 7 mil idosos

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seda), firmou parcerias com instituições privadas e da sociedade civil, para fortalecer ações sociais que voltadas para instituições que acolhem idosos, principalmente as de longa permanência, durante o período da pandemia do novo coronavírus. Já foram firmadas 7 parcerias, iniciadas nos mês de maio, beneficiando mais de 7 mil pessoas com mais de 70 anos no estado.

As instituições parceiras são: o Itaú, o Banco do Brasil, a Enel, o Lions Clube Marista, a Ordem dos Advogados do Brasil Secção Goiás (OAB-GO), a PUC TV e a Maçonaria. Essa ação visa proporcionar segurança e conforto para os idosos que são grupo de riscos durante a pandemia.

“Adotando todos os cuidados necessários, a Gerência da Pessoa Idosa, da Seds, não deixou de apoiar as instituições de idosos nesse período de isolamento social”, explica a secretária da Seds, Lúcia Vânia.

A secretária destaca que foi prestado apoio técnico para que as instituições tivessem acesso aos benefícios governamentais. Os gestores das instituições foram orientados sobre  as medidas de proteção e sanitária preconizadas pelos organismos de saúde.

A Seds forneceu 291 kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), álcool em gel e produtos de limpeza a abrigos em Goiás. 

Por meio da parceria da Seds com o Banco Itaú, foi doado à 27 instituições de longa permanência para idosos (Ilpis) kits compostos por tablet, máquina de lavar, secadora, aparelho celular, rádio, TV, oxímetro, medidor de temperatura corporal e, também, EPIs, álcool em gel e materiais de limpeza.

Foi disponibilizada a testagem da Covid-19 para 1.878 pessoas envolvidas com essas instituições, sendo 713 servidores e 1.165 idosos. Foi doado R$ 405 mil em EPIs, 27 máquinas de lavar, 27 secadoras, 27 televisões, 108 tablets e 162 rádios. 

Os equipamentos foram entregues pelas equipes da Seds. Foi realizado o acompanhamento dos profissionais de saúde responsáveis pelos testes nas 27 Ilpis, divididas em seis municípios goianos: Anápolis, Aparecida de Goiânia, Goiânia, Luziânia, Rio Verde e Santa Helena.

O Banco do Brasil, por meio de sua Fundação, destinou R$ 65 por mês para cada idoso acolhido em abrigo para ajudar no programa nutricional, água e energia durante a pandemia.

Serão entregue nos próximos dias produtos necessários à segurança e conforto dos idosos em 171 Ilpis cadastradas junto ao Ministério da Família e Direitos Humanos, fruto da ação da Seds com o governo federal. 

Buscando minimizar o impacto psicológico do isolamento social, que suspendeu as visitas aos idosos que vivem nas instituições, a Seds, em parceria com profissionais de todas as áreas, realiza atividades lúdicas, atendimento psicológico e atrações culturais, visando afastar a solidão que atinge os idosos.