O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou a implantação do projeto Saúde Digital, um sistema de gestão hospitalar que integra dados e consolida todas as informações de serviços realizados e de assistência oferecida aos cidadãos nas unidades da rede de saúde pública. O projeto será implantado nas 24 unidades de saúde do Estado, que são gerenciadas por Organização Social (OS).
O superintendente de Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade da SES, Renato Ricardo Alves, explica que, agora, apenas um sistema vai armazenar todos os dados. “Antes, eram seis sistemas diferentes, que não se falavam. O hospital tinha a gestão de informação só da unidade dele. Com esse projeto, vamos ter apenas um sistema e a base de dados ficará na Secretaria de Saúde, que fará a gestão”, afirma o superintendente.
O Saúde Digital será implementado em duas etapas. Primeiro, cada unidade fará a instalação do sistema. Na sequência, as informações de cada hospital serão unificadas e farão parte do banco do dados gerenciado pela SES e compartilhado com toda a rede pública estadual. A previsão é que até o final de outubro todo o processo esteja concluído.