Governo de Goiás inicia sorteios das casas a custo zero

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), realiza nesta quinta-feira,20, às 15h, em Hidrolândia, o primeiro sorteio das casas a custo zero do programa Pra Ter Onde Morar – Construção. O município da região Metropolitana de Goiânia recebe 50 novas casas. As moradias estão em fase final de construção, no Bairro São Francisco, e serão sorteadas entre 391 famílias que se inscreveram e foram consideradas habilitadas.

Hidrolândia será o primeiro de 30 municípios da primeira etapa do programa a realizar o sorteio. Na próxima semana, esta mesma etapa está prevista para a cidade de Santo Antônio do Descoberto. A Agehab já está em processo de seleção das famílias em outros 23 municípios. No total, estão em construção 6 mil casas a custo zero em 130 municípios, somando-se as três etapas de execução das obras.

O sorteio será realizado na Quadra Coberta do Bairro Nazaré (Rua Fernando Siqueira, Qd. 05, lotes 01 a 15), com presença do presidente da Agehab, Alexandre Baldy, e o secretário estadual de Infraestrutura, Pedro Sales. O Ministério Público de Goiás (MPGO) foi convidado a acompanhar o processo. “A Agência trabalha pela total lisura e transparência. Todas famílias e órgãos de controle terão acesso ao sorteio e poderão acompanhar e fiscalizar”, informa Baldy.

O software utilizado para o sorteio, o Palladio Sors, foi desenvolvido pela própria Agehab e é passível de auditoria a qualquer momento. Além das primeiras 50 famílias sorteadas, as demais serão classificadas também no sorteio para formação de cadastro reserva. As famílias candidatas foram convidadas a estar presencialmente no local, mas podem acompanhar a transmissão do evento em tempo real pelas contas oficiais da Agehab no Facebook e YouTube. A íntegra da transmissão ficará disponível permanentemente no YouTube.

As moradias são construídas em parceria direta com prefeituras e entregues sem nenhum custo para os beneficiários. Alexandre Baldy explica que o programa foca a parcela da população que mais precisa e não teria condições de adquirir moradia, mesmo que subsidiada. “A determinação do govenador é dar oportunidade para todas as famílias goianas que precisam da casa própria com auxílio do Estado”.

A lista com os nomes sorteados ficará disponível no site da Agehab logo após o sorteio. Também depois do evento, os nomes serão repassados à Prefeitura de Hidrolândia, que fará o levantamento documental e social para a confirmação da lista. Se alguma ou algumas das 50 primeiras famílias sorteadas não forem consideradas aptas, conforme o edital, as famílias do cadastro de reserva serão acionadas por ordem de classificação.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp