Press "Enter" to skip to content

Governo de Goiás inova na área de segurança pública

Última atualização 23/12/2023 | 10:10

Reafirmando o compromisso com a segurança pública e visando fortalecer e integrar, cada vez mais, as forças de segurança do estado, o Governo de Goiás entregou, na manhã desta quinta-feira, 21, o 2º Centro Integrado de Inteligência, Comando e Controle (CIICC) estadual, em Catalão, no Sudeste goiano. Criado em parceria com a prefeitura local, o projeto facilita o monitoramento de vias e a troca de informações entre as esferas municipal, estadual e federal.

“As imagens colhidas aqui serão repassadas a todos os órgãos de segurança do estado e isso faz com que a gente tenha capacidade, em um curto espaço de tempo, de chegar ao autor de um crime ou evitar que aconteça”, explicou o governador Ronaldo Caiado. “Hoje, Goiás é a maior referência nacional de segurança pública devido a uma integração que nós construímos em todo o estado”, ressaltou.

Instalado no Centro de Operações da Polícia Militar (PM-GO) do 18° BPM, em Catalão, o CIICC permite o desenvolvimento de atividades operacionais e técnicas, além do suporte ao policiamento preventivo e repressivo realizado pelas forças de segurança no município. A Polícia Civil (PC-GO), Corpo de Bombeiros Militar (CBM-GO) e Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) integram o centro de controle.

Por meio de videomonitoramento da cidade, as equipes conseguem tomar decisões operacionais mais assertivas e agilizar o atendimento de ocorrências, garantindo um trabalho efetivo no combate à criminalidade. Para isso, estão em operação no CIICC atualmente 350 câmeras fixas, 21 de leitura de placas de veículos, cinco de reconhecimento facial e 18 do tipo Speed Dome, que possui maior alcance visual. Com investimentos de R$ 467,1 mil o sistema tem capacidade para receber mais de 4 mil câmeras de segurança, processamento e armazenamento de imagens. O monitoramento já inclui 31 municípios, como Caldas Novas, Itumbiara, São Miguel do Araguaia e cidade de Goiás.

Tenente Coronel da PM, Henrique Stefli, responsável pelo CIICC, explica que seis municípios da região já aderiram ao projeto e instalaram câmeras de monitoramento vinculadas com o sistema do município. “Temos hoje um cerco digital. Estamos tentando convencer todos os prefeitos da região para que coloquem as câmeras”, pontua. “Com essa estrutura que montamos aqui, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública de Goiás, tivemos como resultado o esclarecimento de 95% dos casos de criminalidade em toda a nossa região”, enfatiza o prefeito de Catalão, Adib Elias, ao comentar sobre a eficácia do projeto.

Integração entre forças

Caiado ressaltou a importância do sistema para a integração das forças de segurança municipais, estadual e federal. “Goiás é o único estado onde existe essa verdadeira integração e parceria completa entre Polícia Federal, Rodoviária Federal, Civil, Militar, Penal e Corpo de Bombeiros. Isso faz com que haja uma garantia maior da segurança para todos que vivem aqui”, enfatizou.

A prefeitura de Catalão é responsável pela disponibilização do sistema de câmeras municipais e pelo cabeamento de 25 quilômetros de fibra óptica para internet, que proporciona uma maior e melhor transmissão de dados e viabiliza o funcionamento do sistema. Além disso, desenvolveu um aplicativo que realiza a integração entre o CICC e a base de dados da Secretaria de Segurança Pública de Goiás e de outros órgãos federais.