Governo de Goiás investe em Inteligência Artificial para melhorar políticas públicas

O Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), estabeleceu um convenio de cooperação técnica e científica com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Fundação de Apoio a Pesquisa (Funape) para implementar inteligência artificial em políticas públicas nos municípios goianos. Este projeto, com um investimento de R$ 927.360,00 em recursos do Estado, terá vigência até março de 2026.
 
A iniciativa visa produzir pesquisas que mapeiem boas práticas e inovações na gestão de prefeituras, além de capacitar gestores em áreas estratégicas como educação, saúde e sustentabilidade. Estamos investindo na criação de soluções tecnológicas que vão revolucionar a gestão pública nos municípios, trazendo mais eficiência e qualidade aos serviços oferecidos aos cidadãos, destacou o presidente da Fapeg, Marcos Arriel.
 
Durante a cerimônia de assinatura do convenio, o vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, elogiou a atuação da Fapeg na execução de recursos em projetos que beneficiam diretamente a sociedade. O papel que a Fapeg vem desempenhando na execução dos recursos tem sido essencial para nossos pesquisadores e instituições. Goiás é referência em inovação e pesquisas, pontuou Carvalho. Ele também citou o fundo de ciência, tecnologia e inovação, fruto do esforço do Governo de Goiás para alavancar a pesquisa. É um passo importante para consolidar o desenvolvimento científico de Goiás com impactos positivos a longo prazo, afirmou.
 
A parceria integra uma rede colaborativa liderada pelo Centro de Colaboração Interinstitucional de Inteligência Artificial Aplicada às Políticas Públicas (CIAP) da UFG, que reúne pesquisadores de instituições como o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Unicamp e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas (IBGE). Essa rede desenvolve ferramentas como o Chat GPT, permitindo aos gestores o acesso facilitado a informações sobre políticas públicas.
 
O diretor-geral do CIAP, Paulo Jannuzzi, agradeceu à Fapeg pelo apoio. Somos gratos à Fapeg e à receptividade do diretor científico Claudio Leles desde o início do projeto. Destaco também a parceria com o Instituto Mauro Borges, que será um aliado essencial para o sucesso desta iniciativa, comentou Jannuzzi.
 
O professor Vicente da Rocha Soares Ferreira, coordenador do projeto, afirmou que a parceria contribuirá para aprimorar a capacidade de gestão dos municípios goianos, o que deverá impactar diretamente a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população. Essa iniciativa será fundamental para trazer mais eficiência e inovação à administração pública, beneficiando diretamente os cidadãos, destacou Ferreira.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Jovem de SP é encontrada em Goiás após fugir para encontrar namorado virtual

Uma jovem de São Paulo foi encontrada nesta terça-feira, 17, em Aparecida de Goiânia após fugir de casa para se encontrar com um namorado virtual que conheceu em um jogo online. Segundo a Polícia Militar de São Paulo, a garota viajou de ônibus de Marília, no interior de São Paulo, no último sábado, 14, e desembarcou no munícipio para encontra o namorado.

Após o desaparecimento, a família da jovem denunciou o caso para a PM de São Paulo e autoridades realizaram buscas pela adolescente no município. A corporação, então, entrou em contato com a polícia de Goiás para auxílio na procura.

Diligências do Comando de Policiamento Regional Metropolitano (CRPM) encontraram a jovem no setor Cidade Vera Cruz. No local, a adolescente conversou com familiares e, ao ser questionada sobre o último contato com a família, contou que se despediu dos parentes e que não planejava retornar o contato por um longo período. “Eu falei que iria ficar um mês sem falar com eles”, afirmou.

A jovem e outros envolvidos no caso foram conduzidos pela Polícia Civil de Goiás até a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depai), onde prestaram depoimentos.

A adolescente será encaminhada de volta para São Paulo e será acompanhada pelo Conselho Tutelar, além de serviços de proteção à infância e juventude.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp