O Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), estabeleceu um convenio de cooperação técnica e científica com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Fundação de Apoio a Pesquisa (Funape) para implementar inteligência artificial em políticas públicas nos municípios goianos. Este projeto, com um investimento de R$ 927.360,00 em recursos do Estado, terá vigência até março de 2026.
A iniciativa visa produzir pesquisas que mapeiem boas práticas e inovações na gestão de prefeituras, além de capacitar gestores em áreas estratégicas como educação, saúde e sustentabilidade. Estamos investindo na criação de soluções tecnológicas que vão revolucionar a gestão pública nos municípios, trazendo mais eficiência e qualidade aos serviços oferecidos aos cidadãos, destacou o presidente da Fapeg, Marcos Arriel.
Durante a cerimônia de assinatura do convenio, o vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, elogiou a atuação da Fapeg na execução de recursos em projetos que beneficiam diretamente a sociedade. O papel que a Fapeg vem desempenhando na execução dos recursos tem sido essencial para nossos pesquisadores e instituições. Goiás é referência em inovação e pesquisas, pontuou Carvalho. Ele também citou o fundo de ciência, tecnologia e inovação, fruto do esforço do Governo de Goiás para alavancar a pesquisa. É um passo importante para consolidar o desenvolvimento científico de Goiás com impactos positivos a longo prazo, afirmou.
A parceria integra uma rede colaborativa liderada pelo Centro de Colaboração Interinstitucional de Inteligência Artificial Aplicada às Políticas Públicas (CIAP) da UFG, que reúne pesquisadores de instituições como o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Unicamp e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas (IBGE). Essa rede desenvolve ferramentas como o Chat GPT, permitindo aos gestores o acesso facilitado a informações sobre políticas públicas.
O diretor-geral do CIAP, Paulo Jannuzzi, agradeceu à Fapeg pelo apoio. Somos gratos à Fapeg e à receptividade do diretor científico Claudio Leles desde o início do projeto. Destaco também a parceria com o Instituto Mauro Borges, que será um aliado essencial para o sucesso desta iniciativa, comentou Jannuzzi.
O professor Vicente da Rocha Soares Ferreira, coordenador do projeto, afirmou que a parceria contribuirá para aprimorar a capacidade de gestão dos municípios goianos, o que deverá impactar diretamente a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população. Essa iniciativa será fundamental para trazer mais eficiência e inovação à administração pública, beneficiando diretamente os cidadãos, destacou Ferreira.