Governo de Goiás já prepara vacinação nos municípios

Neste sexta-feira, 15, as agulhas e seringas que serão usadas na vacinação (voluntária) contra a Covid-19 já começaram a ser distribuídas pela Secretaria de Estado de Saúde. Até a próxima segunda-feira, dia 18, mais de 1 milhão de kits deverão estar entregues aos 246 municípios goianos.

O Plano Estadual de Vacinação receberá as doses do Ministério da Saúde, único órgão responsável por toda a vacinação no país, que segue, por sua vez, o Plano Nacional de Imunização. “No momento em que o governo federal nos entregar a vacina, nós imediatamente faremos a redistribuição aos municípios”, afirma o governador Ronaldo Caiado.

“Há cerca de 7 milhões de habitantes em Goiás. O Estado tem 3,8 milhões de kits. Estima-se que há de 1,5 a 1,8 milhão de pessoas nos grupos de risco aqui. Temos insumos suficientes para proteger a população goiana”, declarou Ismael Alexandrino, secretário de Saúde. Lembrando que idosos e profissionais de saúde estão entre os primeiros da lista a serrem vacinados, mas os pormenores de faixa etária ainda serão divulgados pelo Ministério da Saúde.

Campos Belos, Catalão, Itumbiara, Porangatu, Uruaçu, Ceres, Goianésia, Rio Verde, Jataí e as regionais do centro e centro-sul já receberam os insumos desde a sexta-feira. Anápolis, Luziânia, Formosa, Posse, Cidade de Goiás, São Luís de Montes Belos e Iporá estavam previstos para o fim de semana. Goiânia e Aparecida de Goiânia estão marcados para a segunda-feira, dia 18.

Imagem: Britto

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Hackers atacam site do governo argentino e divulgam ofensas a Javier Milei

O site oficial do governo da Argentina foi alvo de um ataque cibernético na noite desta quarta-feira, 25. Durante a invasão, os hackers publicaram ofensas direcionadas ao presidente Javier Milei, além de conteúdos antissemitas.

De acordo com o jornal La Nación, o portal “Mi Argentina” ficou fora do ar por mais de uma hora, impossibilitando o acesso aos serviços disponíveis. A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do país informou que o ataque ocorreu por volta das 21h30.

Entre as ações dos invasores, foram divulgadas músicas com insultos ao presidente, alterações em cabeçalhos e rodapés do site e uma série de stories na conta oficial do governo argentino no Instagram.

Em nota publicada na rede social X, a Secretaria de Inovação afirmou que o episódio reflete a precariedade dos sistemas herdados de administrações anteriores. O órgão também criticou a oposição por não apoiar investimentos em cibersegurança, previstos no decreto de necessidades e urgência proposto por Milei.

A Secretaria declarou ainda que o problema foi resolvido e os sistemas foram restabelecidos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp