O Governo de Goiás, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado de Goiás (Codego) e da Companhia de Investimentos e Parcerias do Estado de Goiás (Goias Parcerias), publicou, nesta quinta-feira (31), o edital de chamamento público de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para interessados em apresentar estudos de estruturação de um patio de triagem de veículos no Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia). Os documentos necessários estão disponíveis no site www.codego.com.br/pmi, e o requerimento para participação deve ser feito até 29 de novembro de 2024.
Os interessados em participar terão de desenvolver estudos de viabilidade e plano de negócios para a construção, operação e manutenção do Pátio de Triagem do Daia. Segundo o edital, devem ser apontados os cenários possíveis, considerando ainda os aspectos urbanísticos e ambientais. Um grupo de trabalho do Governo de Goiás, formado por representantes da Codego e da Goiás Parcerias, identificou a demanda pelo pátio de triagem para organizar e disciplinar o fluxo e movimentações de veículos pesados, que transportam cargas de empresas instaladas no Daia.
A proposta é que o estudo possa apontar oportunidades para modelagem do projeto e a consequente criação de um sistema de integração, com agendamento e oferta de infraestrutura física de apoio no Daia. De acordo com o presidente da Goiás Parcerias, Diego Soares, o projeto busca uma forma de racionalizar os acessos dos motoristas e suas respectivas operações. Buscamos parceria com a iniciativa privada para compreender o que o mercado pode oferecer. Temos bons exemplos de sucesso de pátio de triagem no Brasil e esperamos assim implementar serviços que tragam logística e comodidade no transporte de cargas aqui em Goiás.
Os patios de triagem do Porto de Suape, em Pernambuco, e de Paranagúa, no Paraná, são exemplos de estruturas que oferecem uma diversidade de serviços de conveniência aos motoristas, como academias, espaço kids, lavanderia, barbearia, lanchonete, além da prestação de serviços para o motorista como borracharia, oficinas, postos de combustível, dentre outros. A ideia é fazer uma gestão da logística não só do Daia, mas de toda a região Metropolitana, observa o presidente da Codego, Francisco Jr. Ele cita o exemplo de um motorista de carga, cujo destino seja Senador Canedo, a uma hora de Anápolis, e que também poderia utilizar a estrutura do pátio de triagem.
De acordo com estudos de pré-viabilidade, por apenas um dos acessos ao Daia, transitam por dia aproximadamente 250 caminhões de carga, que demandam não apenas áreas para estacionar, mas também diversos serviços: segurança, borracharia, área de convivência e postos de combustível. Os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental serão realizados em uma área de 650 mil metros quadrados, de propriedade da Codego, com previsão de implantação do pátio em uma área de 100 mil metros quadrados. O objetivo é agilizar o fluxo de cargas e descargas, reduzir o tempo de espera do motorista, aumentando a produtividade, fluidez e organização no processo, além de oferecer comodidade e facilidades ao motorista.