Press "Enter" to skip to content

Governo de Goiás lança o Sistema do Artesanato de Goiás

O governo estadual lançou, nesta terça-feira, 29, em Pirenópolis, o Sistema do Artesanato de Goiás (SAG). A proposta tem o objetivo de posicionar estrategicamente o artesanato goiano e conectar a cadeia produtiva e o mercado. Além disso, está prevista, também, a estruturação do Centro de Referência do Artesanato de Goiás (Cerart-GO), que vai funcionar onde atualmente é a Casa do Turismo, em Goiânia.

Segundo a coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, primeira-dama Gracinha Caiado, Goiás é referência no artesanato. “O caminho para a retomada econômica, educacional e social, que estamos construindo, não se resume a apenas uma estratégia. Nossa meta é cuidar das pessoas e fazer do nosso Estado uma referência na vida de cada um que vive aqui”, afirmou Gracinha durante solenidade na unidade local da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Iniciativa protagonizada pela Secretaria da Retomada, o SAG é uma ação integrada de governo, que reúne a Goiás Turismo, a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e as secretarias de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e de Cultura (Secult). Além da implantação do sistema e do Centro de Referência do Artesanato de Goiás, está prevista a criação de uma certificação, o Selo do Artesanato Goiano.

As leis que definem o SAG e o Conselho Estadual do Artesanato serão enviadas para votação na Assembleia Legislativa nos próximos dias. O conselho será responsável por gerir o Sistema e não terá nenhum custo para o Estado, já que não haverá remuneração aos integrantes. Goiás possui hoje cerca de 9 mil artesãos, com produção em todas as regiões goianas.