Governo de Goiás licita obras para construção de ponte em Novo Gama

Governo de Goiás licita obras para construção de ponte em Novo Gama, no Entorno do DF

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), está com edital aberto para a contratação das obras de implantação de uma ponte em concreto armado sobre o Ribeirão Maria, na estrada vicinal que liga os municípios de Novo Gama e Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. A previsão é que sejam investidos aproximadamente R$ 3 milhões na construção da estrutura, recurso proveniente de emenda parlamentar federal. A abertura das propostas será na próxima terça-feira (23/01), às 9 horas.

Demanda antiga de moradores e motoristas que trafegam pela região, a ponte sobre o Ribeirão Maria será construída em concreto armado, com capacidade para suportar cargas de até 45 toneladas. A estrutura – que vai substituir a atual passagem de madeira – terá 30 metros de extensão, duas faixas de tráfego, acostamentos, passarela para pedestres, guarda-rodas e guarda-corpos.

“A ponte que será implantada em Novo Gama está na classe de projetos de engenharia com maior resistência ao tráfego de veículos de carga. É infraestrutura moderna que vai melhorar as condições de segurança e de trafegabilidade na região, estimulando o desenvolvimento e a qualidade de vida da população”, ressalta o secretário da Infraestrutura, Pedro Sales.

Tráfego variado

A estrada municipal que liga Novo Gama a Valparaíso recebe tráfego variado – desde veículos de passeio, transporte escolar, ônibus coletivos e até veículos de transporte de cargas. “A construção da nova ponte é um avanço muito grande, tendo em vista que há mais de 20 anos tem essa reivindicação, e só agora, no governo do Ronaldo Caiado, teremos essa obra tão importante para a nossa região”, destaca o prefeito de Novo Gama, Pábio Mossoró.

Os recursos para a construção da ponte são provenientes de emenda do senador Wilder Moraes. O edital e os anexos estão disponíveis no site da Seinfra (www.seinfra.go.gov.br), em Licitações.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Quando desmontar a Árvore de Natal? Confira a data e motivo

O Natal é uma das festas mais celebradas no mundo cristão, marcada por enfeites, troca de presentes e tradições como a montagem da árvore de Natal. No entanto, quando chega o momento de desmontar a decoração, uma dúvida comum surge: qual é a data correta para dar fim ao clima natalino?

A tradição cristã estabelece o dia 6 de janeiro, conhecido como o Dia de Reis, como o fim do ciclo natalino. Este dia marca a visita dos três Reis Magos – Belchior, Gaspar e Baltazar – ao menino Jesus em Belém. Segundo o relato bíblico, os Magos foram guiados pela estrela de Belém e trouxeram presentes simbólicos para o recém-nascido: ouro, incenso e mirra. O Dia de Reis também é conhecido como Epifania, momento que, para a Igreja Católica, simboliza a revelação de Cristo ao mundo.

Em muitos países, o Dia de Reis é considerado o momento de desmontar a árvore e guardar os enfeites, mantendo o respeito à tradição religiosa e cultural que circunda o Natal. Essa prática está profundamente enraizada em diversas culturas, como na Espanha, onde as crianças recebem presentes dos Reis Magos, e no México, com a tradicional Rosca de Reyes, um pão doce em forma de coroa.

Práticas Diferentes

Embora o Dia de Reis seja a data tradicional para desmontar a árvore, algumas pessoas preferem fazê-lo antes, por questões de praticidade, especialmente devido ao retorno ao trabalho e à rotina. Outras, por outro lado, optam por manter a decoração até o dia 6 de janeiro, prolongando a sensação de festas e celebrando o encerramento do ciclo natalino.

Enquanto na tradição católica o Dia de Reis simboliza o fechamento das festividades, as religiões protestantes não possuem uma data fixa para desmontar a árvore de Natal. Nessas comunidades, o foco principal é o Natal e a Páscoa, sem a obrigação de seguir um calendário litúrgico para a retirada dos enfeites.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp