Governo de Goiás mantém alerta sobre gripe aviária e reforça medidas

Governo de Goiás mantém alerta sobre gripe aviária e reforça medidas

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), intensifica as medidas de prevenção e vigilância da gripe aviária, após ocorrência de casos em aves silvestres no Espírito Santo. Conforme informações do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a avicultura comercial não sofre qualquer abalo, mantendo as atividades produtivas normais e as exportações.

 

O presidente da Agrodefesa, José Essado, conclama os industriais, criadores, produtores integrados, responsáveis técnicos pelas empresas, profissionais da medicina veterinária, agentes da cadeia produtiva e a população em geral para que redobrem os cuidados, contribuindo para evitar a chegada da gripe aviária ao Estado. A doença pode causar danos à saúde das pessoas e grandes prejuízos aos criadores e à economia.

 

“É fundamental que todos façam sua parte e coloquem em prática as medidas estabelecidas pelo Serviço Veterinário Oficial, em especial as normas de biosseguridade. E, principalmente, que qualquer modificação no comportamento e na saúde das aves seja imediatamente notificada à Agrodefesa, que está preparada para adotar as medidas necessárias”, reitera José Essado.

Principais cuidados

 

O gerente de Sanidade Animal da Agrodefesa, Antônio do Amaral Leal, reforça a importância das medidas preventivas, tais como evitar ao máximo o contato das aves das granjas com aves de vida livre; barrar o acesso de pessoas alheias às granjas; usar roupas exclusivas para manejo das aves nos criatórios; além de desinfetar veículos antes da entrada e na saída do local. “É muito importante que os criatórios e granjas mantenham sempre em dia os registros de controles sanitários”.

 

Em caso de aparecimento de sintomas suspeitos nas aves, como sinais respiratórios, digestivos, nervosos e/ou mortalidade acima do normal, os responsáveis devem entrar em contato imediatamente com a Agrodefesa, tanto nos escritórios locais, quanto por telefone (62 3201-3574 e 3201-8576) ou e-mail ([email protected]) para relato da ocorrência.

 

A influenza ou gripe aviária é uma doença causada por vírus, que pode ser transmitido pelo ar, água, alimentos e materiais contaminados, bem como pelo contato com aves doentes e o acesso de pessoas alheias às criações comerciais. Outra forma possível de transmissão do vírus é o contato das aves de criatórios com aves silvestres de vida livre (que migram inclusive de um continente para outro).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos