Governo de Goiás oferece 150 vagas em cursos gratuitos na área de tecnologia

Programa Sukatech do Governo de Goiás tem 150 vagas abertas para cursos gratuitos nas áreas de informática e robótica

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e o programa Sukatech, está com 150 vagas abertas para os cursos gratuitos de Informática Básica, Montagem e Manutenção de Computadores e Robótica. As inscrições podem ser realizadas até sexta-feira, 05, no site da Secti, pelo WhatsApp (62 4141-9800) ou presencialmente, na sede do Sukatech, no Bairro Floresta, Região Norte de Goiânia.

Para se inscrever, basta ser alfabetizado e ter mais de 12 anos. São oferecidas 60 vagas para o curso de Informática Básica e outras 60 para o curso de Montagem e Manutenção de Computadores, distribuídas igualmente entre os turnos matutino, vespertino e noturno. Para o curso de Robótica são oferecidas 10 vagas em cada turno. Os horários são das 8h30 às 11h30; das 14h às 17h; ou das 18h30 às 21h30.

As aulas são presenciais e começam na próxima segunda-feira, 08, na sede do Sukatech. A carga horária é de 60 horas para Informática Básica e Montagem e Manutenção de Computadores, e 120 horas para o curso de Robótica. Todos os alunos que finalizarem a grade receberão certificado de conclusão.

Sukatech

O Sukatech é um programa do Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, gerido pela Secti, em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Programando o Futuro, que tem em sua concepção ações que aliam sustentabilidade e desenvolvimento social. Por meio do programa, o governo estadual mantém um Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), que recebe resíduos eletrônicos e realiza a reciclagem e o recondicionamento, contribuindo com a preservação do meio ambiente.

Durante os cursos de informática básica, manutenção de computadores e robótica oferecidos pelo Sukatech, os alunos aprendem, de maneira prática, utilizando os resíduos eletroeletrônicos. Depois, os eletrônicos recondicionados são doados a entidades filantrópicas ou públicas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás tem alerta de tempestades com ventos de 60 km/h

Prepare-se para Tempestades Fortes no Rio Grande do Sul: Risco de Vendavais e Granizo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novos alertas sobre tempestades e temporais em diversos estados do Brasil, incluindo Goiás. A previsão indica chuvas significativas para esta segunda-feira, 16, e terça-feira, 17, com intensidades que variam de 20mm/h a 50mm/h e ventos entre 40km/h e 60km/h.

No site oficial do Inmet, é possível visualizar o mapa com as áreas de risco em potencial, demarcadas pela cor amarela, que cobre todo o estado goiano. De acordo com os dados do portal, das 13h às 22h desta terça-feira, os municípios da região sudoeste do estado, como Rio Verde e Jataí, devem ser afetados por uma tempestade, enquanto os demais podem sofrer com chuvas intensas entre as 10h da manhã desta segunda-feira, 16, e 10h desta terça-feira, 17.

Causas meteorológicas

De acordo com o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) e Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), André Amorim, no último fim de semana houve um avanço de uma frente fria, mas esta semana o clima está sendo diretamente influenciado por uma relação de calor e umidade. Essa combinação gera uma área de instabilidade que pode ser vista via satélite.

Além disso, o especialista também destaca uma previsão de avanço de uma nova frente fria entre sexta-feira, 20, e sábado, 21, que deve trazer novos temporais com chuvas ainda mais intensas.

Recomendações de segurança

O Inmet faz algumas recomendações para casos mais extremos. Em caso de rajadas de vento, é recomendável que não se abrigue debaixo de árvores, pois há um risco moderado de quedas de raio e descargas elétricas. Além disso, evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é aconselhável evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades.

Caso precise de informações junto à Defesa Civil, o número é 199, e 193 para o Corpo de Bombeiros.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp