Governo de Goiás oferece 85 vagas em cursos na EFG em Artes Basileu França

Governo de Goiás oferece 85 vagas em cursos na EFG em Artes Basileu França

A Escola do Futuro do Estado de Goiás (EFG) em Artes Basileu França está com inscrições abertas para cursos técnicos. No total, são 85 vagas distribuídas entre teatro (25 vagas), música (25 vagas), dança (15 vagas) e artes visuais (20 vagas). O candidato interessado deve ler o edital cuidadosamente, porque para cada área há uma data de inscrição, realização de avaliações e início de aulas. O resultado final será publicado no site da escola: https://basileufranca.com.br/.

Os cursos técnicos oferecidos são gratuitos, presenciais e possuem duração média de dois anos. O aluno concluinte obtém o certificado reconhecido pelo Ministério da Educação. Além disso, pode ter a possibilidade de inserção no mercado de trabalho artístico, antes mesmo do término das aulas.

O processo seletivo para teatro conta com uma avaliação teórica, que será aplicada em 27 fevereiro, e uma prática, no dia 28 do mesmo mês. O curso será ofertado no período noturno, de segunda a quinta – das 18h às 22h. Para artes visuais, as avaliações, uma redação e um teste de desenho, serão realizadas em 15 de fevereiro. O curso será de segunda a sexta-feira e o aluno pode escolher entre os turnos vespertino ou noturno. Os pré-requisitos exigidos para as duas formações são idade mínima de 14 anos e estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio.

Já para a área de música são 25 vagas distribuídas entre os instrumentos bateria, canto lírico, canto popular, clarineta, contrabaixo acústico, contrabaixo elétrico, flauta transversal, guitarra elétrica, oboé, percussão, piano erudito, piano popular, trombone, trompa, trompete, violão, violino e violoncelo. A oferta é para o turno noturno e as avaliações estão marcadas para 13 e 14 de fevereiro. O candidato deverá executar um solfejo e uma leitura à primeira vista no instrumento escolhido. Podem participar da seleção, candidatos a partir de 14 anos que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio.

O curso técnico de dança em balé clássico tem a duração de três anos e é oferecido para o período noturno, três vezes por semana (segunda, quarta e sexta). A avaliação prática será presencial, no dia 3 de fevereiro. Por se tratar de teste de habilidades específicas, não há obrigatoriedade no preenchimento de todas as vagas. Os interessados em participar da seleção precisam ter pelo menos 13 anos de idade e estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos