Governo de Goiás oferta 1.500 vagas para curso gratuito de robótica

O Governo de Goiás, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), lançou o Programa Start, que oferece um curso gratuito de robótica em 21 cidades do estado. Este programa visa promover a inclusão social e combater a pobreza extrema, sendo parte das iniciativas do Goiás Social, sob a liderança da primeira-dama Gracinha Caiado.

As inscrições para o Programa Start estão abertas desde 20 de janeiro e se encerram em 3 de fevereiro, podendo ser feitas através do link abre.go.gov.br/start. O curso é destinado a crianças e jovens de 8 a 20 anos, priorizando aqueles em situação de vulnerabilidade social, com 50% das vagas reservadas para meninas, garantindo melhor representação feminina na tecnologia.

Conteúdo do curso

O curso abrange aulas de impressoras 3D, drones e outras tecnologias, dividido em módulos introdutórios, intermediários e avançados, focando no desenvolvimento de projetos e soluções inovadoras. As aulas ocorrem duas vezes por semana, com uma sessão adicional para esclarecimento de dúvidas.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, ressalta a importância do programa para que crianças e jovens tenham contato com a tecnologia, visando fazer de Goiás um estado mais tecnológico.

O Programa Start é realizado em parceria com o Instituto Federal de Goiás (IFG) e conta com 24 laboratórios em 21 cidades, para garantir acesso à tecnologia a jovens de baixa renda. Os resultados das inscrições serão divulgados em 4 de fevereiro, e as aulas começam em 10 de fevereiro, indo até 11 de abril.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp