Governo de Goiás participa de operação do Projeto Rondon em 11 municípios

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), participa da Operação Lobo-Guará/Projeto Rondon que levará a 11 municípios goianos e um mineiro atividades nas áreas da cultura, direitos humanos, justiça, educação, saúde, comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho, entre os dias 20 de janeiro e 4 de fevereiro. As cidades pertencem à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).

A operação contará com a participação de 252 professores e estudantes universitários, que trocarão as férias escolares pela oportunidade de realizar, de forma voluntária, ações que contribuirão para o desenvolvimento sustentável nas comunidades contempladas, por meio do emprego das habilidades universitárias. A Seds será responsável pelo transporte das equipes, dando suporte às atividades realizadas.

Participarão da iniciativa instituições de Ensino Superior do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Em Goiás, elas atuarão em Águas Lindas, Alto Paraíso, Alvorada do Norte, Buritinópolis, Cabeceiras, Flores de Goiás, Nova Roma, São João d’Aliança, Simolândia, Teresina de Goiás e Valparaíso de Goiás. E em Minas Gerais, no município de Cabeceira Grande.

Cada cidade receberá, por duas semanas, duas instituições de ensino com 10 integrantes cada, sendo dois professores e oito alunos por universidade. A Universidade Federal de Goiás (UFG) percorrerá todos os municípios durante a operação, com dois professores e 10 estudantes dos cursos de Comunicação Social, que farão a cobertura jornalística e produção de conteúdo das ações realizadas.

O projeto

A Operação Lobo-Guará envolve os ministérios que compõem o Comitê de Orientação e Supervisão do Projeto Rondon, sob a coordenação do Ministério da Defesa e o apoio do Exército Brasileiro. Tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento da cidadania nos estudantes universitários, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais.

Entre 2005 e 2022, o Projeto Rondon realizou 87 operações, com ações em 1.272 municípios de quase todos os estados brasileiros. Nesse período, capacitou 24.128 rondonistas e formou mais de dois milhões de multiplicadores de conhecimento entre produtores, agentes públicos, professores e lideranças locais.

O nome do projeto é uma homenagem ao marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958), militar sertanista e engenheiro, conhecido por sua exploração do Mato Grosso e da Bacia Amazônica Ocidental e por seu trabalho feito junto às populações indígenas.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos