Governo de Goiás participa de operação do Projeto Rondon em 11 municípios

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), participa da Operação Lobo-Guará/Projeto Rondon que levará a 11 municípios goianos e um mineiro atividades nas áreas da cultura, direitos humanos, justiça, educação, saúde, comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho, entre os dias 20 de janeiro e 4 de fevereiro. As cidades pertencem à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).

A operação contará com a participação de 252 professores e estudantes universitários, que trocarão as férias escolares pela oportunidade de realizar, de forma voluntária, ações que contribuirão para o desenvolvimento sustentável nas comunidades contempladas, por meio do emprego das habilidades universitárias. A Seds será responsável pelo transporte das equipes, dando suporte às atividades realizadas.

Participarão da iniciativa instituições de Ensino Superior do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Em Goiás, elas atuarão em Águas Lindas, Alto Paraíso, Alvorada do Norte, Buritinópolis, Cabeceiras, Flores de Goiás, Nova Roma, São João d’Aliança, Simolândia, Teresina de Goiás e Valparaíso de Goiás. E em Minas Gerais, no município de Cabeceira Grande.

Cada cidade receberá, por duas semanas, duas instituições de ensino com 10 integrantes cada, sendo dois professores e oito alunos por universidade. A Universidade Federal de Goiás (UFG) percorrerá todos os municípios durante a operação, com dois professores e 10 estudantes dos cursos de Comunicação Social, que farão a cobertura jornalística e produção de conteúdo das ações realizadas.

O projeto

A Operação Lobo-Guará envolve os ministérios que compõem o Comitê de Orientação e Supervisão do Projeto Rondon, sob a coordenação do Ministério da Defesa e o apoio do Exército Brasileiro. Tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento da cidadania nos estudantes universitários, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais.

Entre 2005 e 2022, o Projeto Rondon realizou 87 operações, com ações em 1.272 municípios de quase todos os estados brasileiros. Nesse período, capacitou 24.128 rondonistas e formou mais de dois milhões de multiplicadores de conhecimento entre produtores, agentes públicos, professores e lideranças locais.

O nome do projeto é uma homenagem ao marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958), militar sertanista e engenheiro, conhecido por sua exploração do Mato Grosso e da Bacia Amazônica Ocidental e por seu trabalho feito junto às populações indígenas.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Menina de 2 anos desaparecida é encontrada dormindo em guarda-roupa no Paraná

Uma menina de 2 anos, dada como desaparecida, foi localizada dormindo dentro de um guarda-roupa na própria residência, em Rolândia, Paraná. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira, 24, e mobilizou a Polícia Militar após a família acionar as autoridades.

Segundo relatos da avó, que estava responsável pela criança no momento, as duas brincavam na sala quando ela se distraiu por alguns instantes. Logo depois, percebeu que a menina não estava mais no local e notou que o portão da casa estava aberto.

Preocupada, a avó descreveu à polícia como a neta estava vestida, o que deu início a buscas na região. Enquanto o registro da ocorrência era realizado, a criança foi encontrada dormindo dentro de um guarda-roupa, para alívio de todos.

A Polícia Militar do Paraná reforçou a importância de atenção redobrada com crianças pequenas e destacou que, felizmente, o desfecho do caso foi positivo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp