Governo de Goiás pede doação de sangue no período de Carnaval

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), promove a campanha de doações de sangue nesses dias de Carnaval. O intuito é intensificar a coleta de sangue e atrair doadores já que a demanda por hemocomponentes tende a aumentar. Além disso, aqueles que não conseguem doar durante os dias normais da semana, poderão contribuir nos próximos dias.

Os pontos de coleta estaduais estarão funcionando em horários diferentes e não deixarão de realizar os atendimentos. Ao todo, serão disponibilizados dez locais para realizar a doação, sendo dois em Goiânia:

  • Hemogo –  Hemocentro Estadual Coordenador Professor Nion Albernaz
  • Hugol – Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira

As outras opções estão situadas nos municípios de Catalão, Ceres, Formosa, Iporá, Jataí, Porangatu, Quirinópolis e Rio Verde.

A diretora-geral do Hemogo chama a atenção dos números de acidentes que infelizmente tendem a aumentar nesse período.

“Muitas pessoas vão aproveitar o feriado prolongado para descansar e visitar familiares em outras cidades. Com esse aumento do fluxo de carros nas estradas, há também, infelizmente, maior número de acidentes”, observa Denyse Goulart.

Além disso, a alta dos casos de dengue e Covid-19 no estado contribuem significativamente para o aumento da demanda por sangue.

Funcionamento

Serão priorizados os atendimentos que forem agendados, visando diminuir os focos de aglomeração e propagação da Covid-19, além de agilizar o atendimento. Saiba onde e quando você pode fazer a sua doação de sangue no estado:

Em Goiânia, o Hemocentro Coordenador funcionará no sábado, (26) das das 8h às 12h; e na segunda-feira (28), das 8h às 18h. No domingo (27) e na terça (01/03), não haverá atendimento, com retorno a partir de quarta-feira (02/03).

Antes de sair de casa, é essencial que o voluntário faça o agendamento da doação de sangue pelo site clicando aqui, ou pelo telefone 0800 642 0457.

Ainda na capital, o banco de sangue do Hugol funciona no sábado (26/02), das 7h às 12h; na segunda (28/02), das 7h às 18h30; na terça (1º/03), das 7h às 18h30; e na quarta-feira (02/03), das 7h às 18h30.

A unidade organiza o agendamento prévio, para evitar aglomerações e agilizar a doação, por meio dos telefones (62) 3270-6661 e (62) 3270-6662 ou pelo site.

Já no interior, os pontos de coleta localizados nos municípios de Catalão, Ceres, Formosa, Iporá, Jataí, Porangatu, Quirinópolis e Rio Verde estarão fechados no sábado (26/02) e na terça-feira (1º/03), funcionando normalmente na segunda-feira (28/02), das 8h às 18h. A partir de quarta-feira (02/03), o atendimento segue normal em todas as unidades, das 8h às 18h.

Quem pode doar

É necessário estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e ter idade entre 16 e 69 anos – antes de completar 18 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis.

Covid-19

Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para a vacina contra a gripe, o prazo é de 48 horas. No caso da vacina contra o coronavírus, é preciso esperar 48 horas após a dose da Coronavac, do Instituto Butantan, e sete dias após a aplicação das demais vacinas.

Pessoas candidatas à doação de sangue com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 e que apresentaram doença sintomática poderão efetuar a doação dez dias após a completa recuperação. Para quem teve diagnóstico confirmado, mas permaneceu sem sintomas, a doação está permitida após dez dias da data da coleta do exame.

Já quem teve contato com um caso confirmado de Covid-19 durante o período de transmissão do vírus, poderá doar sangue sete dias após o último contato.

Endereços

– Hemocentro Coordenador Estadual Professor Nion Albernaz – na Avenida Anhanguera, nº 5.195, setor Coimbra, Goiânia (GO).

– Unidade de Coleta e Transfusão do Hugol – na Avenida Anhanguera, 14.527, setor Santos Dumont, Goiânia (GO).

– Rede de Hemocentros Regionais no interior em Catalão, Ceres, Formosa, Iporá, Jataí, Porangatu, Quirinópolis e Rio Verde. Confira aqui a lista de endereços aqui! 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Escola de Samba Lua Alá desfila com 600 integrantes na Praça Cívica nesta segunda-feira

Escola de Samba Lua Alá desfila com 600 integrantes na Praça Cívica: programação tem início às 16h

O Goiânia Tem Carnaval, evento promovido pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), segue com a programação nesta segunda-feira, 12, a partir das 16h, na Praça Cívica. A Escola de Samba Lua Alá celebra seus 35 anos e desfila com 600 integrantes fantasiados ao som do samba enredo “Lá vem o trem em Goiás”.

À frente da bateria, a escola traz rainhas que representam a inclusão. “Teremos uma preta, uma loira, uma gorda, uma cega, uma trans e uma idosa de 99 anos. Carnaval é isso, é a junção de tudo e, claro, com muito amor envolvido”, ressalta o presidente da escola, Semio Carlos.

Além do desfile, a Praça Cívica será palco para MC Jacaré, DJ com reconhecimento nacional, que promete muita animação com funk. As atrações locais: Darlan Henrique, Arthur Guiliane, Nara Gonçalves, Marcilene Ramalho, Pamela Alves, Rodolfo Magalhães, Dilmar e Diogo, Jordana Félix, Júnior Marques também estão na programação com sertanejo e muito axé até às 23h.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Zander Fábio, o Goiânia Tem Carnaval está diversificado para agradar todos os gostos. “Escolhemos as atrações para que todos sejam contemplados. Temos axé, funk, sertanejo, pagode, eletrofunk, samba e rock. Portanto, tem sido um Carnaval bem eclético e a Praça Cívica está lotada todos os dias. Ainda temos muita diversão e todos estão convidados para vir curtir o maior e melhor carnaval que Goiânia já teve”, afirma.

Serviço

Assunto: Goiânia Tem Carnaval – Desfile da Escola de Samba Lua Alá
Local: Praça Cívica – Centro
Data: 12 de fevereiro (Segunda-feira)
Horário: A partir das 16h

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos