Governo de Goiás promove 4º Dignidade na Rua nesta terça-feira, 22

Governo de Goiás promove 4º Dignidade na Rua nesta terça-feira, 22

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), promove a quarta edição do projeto Dignidade na Rua nesta terça-feira, 22, no Cepal do Setor Sul, em Goiânia. Os atendimentos ocorrem das 14h às 20h, com a inclusão de novos serviços, como a requisição de benefícios e aposentadoria pelo INSS e a solução de demandas junto à Caixa Econômica Federal.

Quem passar pelo local ainda vai receber almoço, lanche e jantar, banho, roupas, medicamentos e vacinas. Como parte da acolhida, haverá uma programação cultural e apresentações artísticas. A expectativa é de atender cerca de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O secretário Wellington Matos destaca a dimensão que o Dignidade na Rua vem ganhando, desde a sua primeira edição, que ocorreu em abril deste ano, na região de Campinas. “A cada evento, temos novos parceiros e novos serviços, demonstrando que a realidade da população de rua é uma questão que diz respeito a todos e, quando todos se unem, os resultados são evidentes”, afirma Matos.

Serviços

Em conjunto com a Prefeitura de Goiânia, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil – seção Goiás, e ONGs, entre outros parceiros, o Governo de Goiás reúne em um mesmo local mais de 20 serviços. Entre eles, emissão de documentos; encaminhamento para vagas de emprego; testes de HIV e sífilis; retificação de prenome e gênero; e reconhecimento de paternidade, por meio programa Pai Presente, do Tribunal de Justiça de Goiás.

A Seds vai disponibilizar a emissão de segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito, além de corte de cabelo. Quem precisar fazer carteira de identidade receberá atendimento pela Polícia Técnico-Científica.

De forma complementar à assistência social, as equipes vão oferecer à população a oportunidade de ir para a Casa da Acolhida, na capital, e para comunidades terapêuticas que oferecem tratamento para dependência de álcool e drogas.

Atendimentos disponíveis:

– segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito (Seds);
– emissão de documento de identidade (Polícia Técnico-Científica);
– vagas de emprego e cursos (Secretaria da Retomada);
– assistência jurídica e retificação de nome (DPE);
– Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos – PLID (MPGO);
– audiências cíveis e de família (OAB-GO);
– Programa Pai Presente (TJ-GO);
– acesso a medicamentos e agendamento de consultas médicas e cirurgias (DPU);
– acordo e ações do programa de benefícios do INSS/BPC LOAS: pessoa com deficiência e pessoa idosa (JFGO – apoio CNJ)
– demandas junto à Caixa Econômica Federal (DPU);
– demandas junto à Justiça Federal do Estado (TJ-GO);
– banho solidário (ONG Banho solidário – Paróquia N. S. Aparecida e Santa Edwirges);
– corte de cabelo (Seds);
– distribuição de roupas (Seds);
– vacinas (Secretaria Municipal de Saúde);
– testes rápidos de IST’s (Secretaria Estadual da Saúde);
– consultório de rua (Secretaria Municipal da Saúde);
– entrega de preservativos e absorventes (SMDHPA);
– distribuição de lanches e marmitas (OVG, Tio Cleobaldo e Ceasa).

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Sisu 2025: inscrições começarão em 17 de janeiro

As inscrições para a edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 começarão no dia 17 de janeiro e poderão ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço https://acessounico.mec.gov.br/sisu até as 23 horas e 59 minutos do dia 21 de janeiro.

De acordo com o edital publicado pelo Ministério da Educação, o processo seletivo será constituído de uma única etapa. Os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de vagas. O resultado da chamada regular será divulgado dia 26 de janeiro, no Portal Único de Acesso.

Estão aptos a participar da seleção os estudantes que tenham completado o ensino médio, participado da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenham zerado a prova de redação. Aqueles selecionados dentro do número de vagas disponíveis, na chamada regular ou por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.

As vagas serão preenchidas pelas instituições segundo a ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Enem. Não será permitido ao estudante selecionado optar pelo ingresso no primeiro ou no segundo semestre.

Cotas

Segundo informações do MEC, a classificação dos estudantes se dará, primeiramente, na modalidade ampla concorrência. A reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas ocorrerá na sequência, com o “objetivo de beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior”.

Confira o cronograma

Inscrições 17 a 21 de janeiro
Chamada regular 26 de janeiro
Matricula ou registro acadêmico junto à instituição 27 a 31 de janeiro
Manifestação de interesse na lista de espera 26 a 31 de janeiro

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp