Governo de Goiás promove 5ª edição do Dignidade na Rua

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), promove a quinta edição do projeto Dignidade na Rua, nesta quinta-feira,30, no Cepal do Setor Sul, em Goiânia. Os atendimentos serão realizados das 14h às 19h, com a inclusão de novos serviços, como uma oficina de alfabetização ministrada pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e oferta de matrículas na rede estadual de ensino. A expectativa é atender mais de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Serão oferecidos em um mesmo local mais de 20 serviços em parceria com Prefeitura de Goiânia, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil – seção Goiás, e ONG’s, entre outros. Entre as ações, estão emissão de documentos; encaminhamento para vagas de emprego; testes de HIV e sífilis; retificação de prenome e gênero e reconhecimento de paternidade, por meio do programa Pai Presente, do Tribunal de Justiça de Goiás.

Quem for ao Cepal do Setor Sul ainda vai receber almoço, lanche e jantar; banho; roupas; medicamentos e vacinas, incluindo a bivalente da Covid-19. Como parte da acolhida, haverá programação cultural e apresentações artísticas. Um micro-ônibus da Seds percorrerá alguns pontos da cidade para levar os interessados até o local do evento e deixá-los de volta, ao final.

O secretário Wellington Matos lembra que o primeiro Dignidade na Rua ocorreu em abril de 2022, ou seja, a cada dois meses, em média, um evento desta natureza foi realizado em menos de um ano. “E a cada edição, ele ganha proporções ainda maiores, com a adesão de novos parceiros. Agora mesmo, temos a Seduc que traz essa dimensão tão importante na vida de uma pessoa, a educação”.

Atendimentos disponíveis:

. Segunda vias de certidão de nascimento, casamento e óbito (Seds)
. Passaporte da Pessoa Idosa (Seds)
. Passe Livre da Pessoa com Deficiência (Seds)
. Carteira de Identificação do Autista (Seds)
. Corte de cabelo (Seds)
. Distribuição de roupas (Seds)
. Distribuição de absorventes (Seds)
. Inscrição ou atualização no CadÚnico (SEDHS)
. Casa da Acolhida (SEDHS)
. Comunidades terapêuticas (SEDHS)
. Demandas junto à justiça (TJ-GO)
. Programa Pai Presente (Corregedoria do TJ-GO)
. Vacinação contra COVID-19 (SES e Secretaria Municipal de Saúde)
. Distribuição de preservativos (SES)
. Emissão de documento de identidade (Instituto de Identificação – SSP)
. Oferta de empregos e cursos (Secretaria de Estado da Retomada)
. Assistência jurídica e retificação de nome e gênero (DPE-GO)
. Programa de localização e identificação de pessoas desaparecidas (MP-GO)
. Atendimentos jurídicos diversos (OAB-GO)
. Banho Solidário (Paróquia Nossa Sra. Aparecida e Sta. Edwiges)
. Estante Literária, com distribuição de livros (Secult)
. Oficina de Acolhida (Seduc)
. Atividades lúdicas (SMDHPA)
. Lanches e marmitas (OVG, Tio Cleobaldo e Ceasa)

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos