Governo de Goiás promove gincana de férias Tecendo o Futuro

Entre os dias 11 e 13 de julho, a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) abriu as portas do Centro da Juventude Tecendo o Futuro, em Goiânia, para a realização de uma grande gincana de férias. A unidade do Governo de Goiás, que contempla as ações do Goiás Social, recebeu mais de 100 adolescentes em vulnerabilidade social ao longo dos três dias de evento. A gincana contou com atividades voltadas para a prática esportiva e teve participação gratuita e aberta à comunidade.

O objetivo da ação, de acordo com a presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, foi oferecer aos jovens uma opção de lazer e entretenimento seguro durante as férias escolares. “Eu digo sempre que o governo Caiado se preocupa com as pessoas em todos os momentos, inclusive durante as férias. Lugar de criança e adolescente não é na rua, é em ambiente seguro e acolhedor onde possa adquirir conhecimento e extravasar toda a energia”, afirmou.

Beneficiada com a ação, Nátali Rodrigues, de 14 anos, afirma que a gincana de férias proporcionou mais que momentos de descontração e alegria. “Neste mês de julho não temos muito o que fazer. Inclusive, minha família se preocupa se eu ficar na rua, porque é perigoso, né? Mas, com essas atividades aqui, estamos todos em um lugar que é seguro, fazendo coisas saudáveis e ainda conhecendo novos amigos”, conta a adolescente.

O Centro da Juventude Tecendo o Futuro foi estruturado para contribuir para o desenvolvimento físico, mental e, principalmente, profissional de jovens vulneráveis. Inaugurado em junho de 2022 pelo governador Ronaldo Caiado, a unidade oferece cursos profissionalizantes e de idiomas, além de atividades esportivas e de lazer.

O Centro conta uma piscina semiolímpica para atividades aquáticas, quadra poliesportiva para aulas de vôlei, basquete, futsal, handebol, badminton e tênis de mesa, além de ambientes modernos para a prática de artes marciais, feitas em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), e para aulas de música e dança, realizadas em conjunto com a Escola do Futuro em Artes Basileu França.

Todas essas atividades, oferecidas gratuitamente pelo Governo de Goiás por meio da OVG, fazem da unidade um dos melhores Centros da Juventude do Brasil. “Não é simplesmente oferecer as atividades ao longo de todo o ano, mas proporcionar bem-estar a esses meninos e meninas e ajudá-los, após a conclusão dos cursos e capacitações, no ingresso ao mercado de trabalho”, ressalta Gracinha Caiado.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos