Governo de Goiás prorroga prazo para inscrições em edital de pesquisa no exterior

O Governo de Goiás aumentou o prazo para inscrições no edital que apoia missões de pesquisa no exterior para estudantes de pós-graduação. Os interessados devem enviar suas propostas até as 17 horas do dia 16 de janeiro através da plataforma Sparkx-Fapeg.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) destinarão R$ 20 mil a cada um dos 35 projetos selecionados, somando um total de R$ 700 mil. O edital pode ser acessado em [abre.go.gov.br/apoioapesquisa](https://abre.go.gov.br/apoioapesquisa).

Edital

Este programa é destinado a pesquisadores de instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos em Goiás e permite que estudantes de mestrado e doutorado participem de missões de 15 a 30 dias, incluindo chamadas internacionais promovidas pela Fapeg desde 2023.

Segundo Aiane Vieira, gerente de Educação Superior da Secti, este edital representa um compromisso com a formação de pesquisadores de excelência e para o fortalecimento da ciência. Gabriel de Paula, da Fapeg, acrescenta que essa experiência internacional promove a qualificação dos estudantes e fortalece parcerias científicas.

Os interessados têm até o dia 16 de janeiro para se inscrever e devem aproveitar essa oportunidade para expandir suas pesquisas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Três cachorros são encontrados mortos em mata de Catalão: investigações em curso

Cachorros são encontrados mortos em mata de Catalão

Segundo a polícia, uma testemunha informou que, na madrugada anterior, viu um veículo parado próximo à área. Policiais encontraram três animais, sendo um dentro de um saco de lixo, outro dilacerado e o terceiro exposto sem proteção.

Três cachorros mortos, além de partes dos animais, foram encontrados em um lote no bairro Campo Belo, em Catalão, no sudeste goiano. Os animais foram achados no início da tarde de sábado (11) por um morador. A Polícia Militar esteve no local juntamente com a Polícia Civil, que investiga o caso.

Os animais foram encontrados pelo operador de usina hidrelétrica e subestação Alexander Dias. Indignado com a situação, ele chegou a gravar um vídeo no local mostrando os animais (veja no vídeo acima). Em entrevista ao DE, ele diz ter ficado bastante comovido com a cena.

> “É difícil demais. Eu fico até arrepiado. Eu até pensei que poderia ter sido algum animal. Mas quando analisei, percebi que havia sido uma alma sebosa, um monstro que fez isso”, declarou.

De acordo com eles, os animais eram de médio e grande porte, com um aparentando ser da raça golden retriever.

De acordo com a Polícia Militar, ao chegarem ao local, os policiais encontraram três animais, sendo um dentro de um saco de lixo, outro dilacerado e o terceiro exposto sem proteção. A perícia foi acionada e recolheu um pedaço do saco plástico para análise.

Ainda segundo a polícia, uma testemunha informou que, na madrugada anterior, viu um veículo parado próximo à área, que foi registrado por câmeras de segurança. Imagens de câmera de segurança mostram veículo deixando local onde cães mortos foram encontrado.

Segundo Alexander, os animais não foram recolhidos e se encontravam no local até a manhã deste domingo (12). Animais são encontrados mortos e dilacerados em lote baldio de Catalão. Veja outras notícias da região no DE.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp