Governo de Goiás publica decreto que determina lei seca a partir das 22h

Na noite desta terça-feira, 26, o Governo de Goiás publicou o decreto que determina lei seca e proíbe o consumo de bebida alcoólica em bares, restaurantes, boates e outros locais de festa entre as 22h e 6h. A ação objetiva evitar aglomerações e conter o avanço da Covid-19 no estado. Conforme o documento, a proibição é em todo território goiano e abrange os locais de uso público ou coletivo.

O decreto foi elaborado e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) depois da  aprovação de 95,7% dos prefeitos que votaram na enquete feita pelo pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) na segunda-feira, 25. No total, 141 gestores foram favoráveis à implementação, incluindo os dois maiores municípios do Estado: Goiânia e Aparecida de Goiânia.

De acordo com o decreto, a fiscalização do cumprimento da Lei será realizada pelas autoridades fiscais municipais com o apoio das forças policiais estaduais. A pena para quem descumprir pode ser multa, interdição do estabelecimento e cancelamento do alvará sanitário.

Aumento dos casos

Para explicar a medida, o governador Ronaldo Caiado informou que os restaurantes, assim como locais de festas e boates, foram identificados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e órgãos de controle sanitário como espaço com maior disseminação da Covid. “E, se temos um vírus que se comporta com agressividade, é lógico que temos que estancar esse volume de contaminados”, pontua Caiado.

O governador afirmou ainda que a restrição é visando antecipar um processo que pode causar uma situação grave no país. “Essa segunda cepa tem uma característica que nos preocupa enormemente: a transmissibilidade. Na primeira, a contaminação foi mais lenta. Agora, é muito maior”, declarou.

Outra preocupação das autoridades é em relação ao crescimento exponencial da contaminação, principalmente devido à ocupação de leitos hospitalares. “Até 31 de dezembro de 2020 estávamos com ocupação de leitos de UTI de 48%. A partir de 1º de janeiro de 2021 subimos em torno de 1% por dia, de forma sustentada. Isso faz com que estejamos hoje na casa dos 75% de ocupação de UTI e 50% de enfermaria”, destacou o secretário de Saúde, Ismael Alexandrino.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é preso por incendiar viatura da PM em Goiânia

Na última quarta-feira, 20, um homem foi preso após provocar um incêndio em uma viatura da Polícia Militar (PM) em Goiânia. O incidente ocorreu na Vila Mutirão, uma região da cidade, mas foi divulgado apenas nesta quinta-feira, 21.

De acordo com as informações, o suspeito utilizou gasolina para atear fogo no veículo, deixado ao lado do carro o galão utilizado para transportar o líquido. Ele confessou o crime logo após ser detido pela polícia.

Em depoimento, testemunhas informaram ter visto o detido comprando combustível em um local próximo onde a viatura estava presa. Câmeras de segurança mostram quando o suspeito sai do local em uma bicicleta.

O suspeito foi encontrado horas depois em uma oficina mecânica no Jardim Colorado, também na capital.

Em nota, a PM informou que a situação foi controlada pelos policiais que estava próximo ao local. O detido, que possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, foi preso em flagrante por dano qualificado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos