Governo de Goiás realiza Dia D de Combate à Dengue

Governo de Goiás realiza Dia D de Combate à Dengue

O Governo de Goiás uniu forças com instituições municipais, entidades civis e população com o objetivo de reduzir a infestação do mosquito Aedes aegypti e os casos das doenças transmitidas pelo vetor, em especial a dengue, chikungunya e zika. Nesta quinta-feira (22/02), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Defesa Civil enviaram equipes para coordenar e contribuir com a realização do Dia D de Combate à Dengue em Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Jataí, Uruaçu, Iporá, Aurilândia, Perolândia e Sanclerlândia, municípios considerados prioritários. As demais cidades foram orientadas e sensibilizadas a desenvolver a operação.

O secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, destaca a importância do envolvimento e do engajamento de todos os goianos – serviço público, iniciativa privada, entidades civis e população – para vencer a luta contra o Aedes aegypti. “É inadmissível que haja tantos casos de dengue e que as pessoas morram em função dessa doença prevenível”, acentua. O secretário destaca ainda que essa ação deve ser contínua e efetivada pelos próprios moradores das casas. “As pessoas devem reservar 10 minutos por semana para fazer uma vistoria minuciosa em suas residências e eliminar todo e qualquer objeto que acumula água, por menor que ele seja”, enfatiza.

O lançamento da ação em Aparecida de Goiânia contou com a presença do secretário-adjunto da SES, Sérgio Vencio, e do secretário municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia, Alessandro Magalhães. Sérgio Vencio apontou como fundamentais a conscientização da população sobre o recolhimento do material inservível e a vacinação contra a dengue. “As pessoas que tiverem condições, tomem a vacina na iniciativa privada. As que têm filhos de 10 a 11 anos, os levem para vacinar na rede pública”, afirmou.

A ação em Aparecida de Goiânia reuniu cerca de 200 pessoas, entre gestores e profissionais das áreas da Saúde, Desenvolvimento Urbano, Educação, Meio Ambiente e Segurança Pública. A expectativa era fazer 11 mil visitas ao longo do dia em casas e lotes baldios com o objetivo de fazer uma limpeza detalhada nos imóveis.

Força-tarefa

Um dos pontos altos do Dia D de combate à Dengue aconteceu em Uruaçu, na Regional de Saúde Serra da Mesa, onde tem 1.092 casos notificados de dengue e 3 mortes confirmadas pela doença. A força-tarefa contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas, entre agentes comunitários de endemias, agentes comunitários de saúde, bombeiros, servidores da Regional e voluntários. Toda a ação foi desenvolvida com o apoio de 13 veículos de diferentes órgãos.

As equipes vistoriaram 2,7 mil imóveis localizados nos Setores São Vicente, Sol Vermelho, Vale do Sol e Jardim Santa Helena, em Uruaçu. Os componentes da Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, coordenados pelo tenente-coronel Marcos Abrahão Monteiro de Paiva, atuaram na ação com o uso de drones para a identificação dos focos em locais de difícil acesso. “Foi um trabalho gratificante e muito produtivo”, afirmou a coordenadora da Regional de Saúde Serra da Mesa, Nilma Eneias.

Duas epidemias

Em Jataí a ação reuniu um contingente de aproximadamente 200 pessoas, entre agentes do município e funcionários de uma empresa de limpeza urbana. Os comerciantes da cidade tomaram a iniciativa de liberar os funcionários nesta quinta-feira duas horas antes do fim do expediente para que eles façam a limpeza em suas residências.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, destaca que Jataí passa por uma situação delicada, com a confluência de duas epidemias. “Além dos casos de dengue, predominantes em todo o estado, em Jataí há uma elevação das notificações de chikungunya devido à proximidade do município com o estado de Mato Grosso do Sul”. As ações foram efetivadas de forma semelhante em Iporá, Perolândia, Sanclerlândia e Aurilândia.

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Black Friday 2024: Dicas e precauções para compras seguras e econômicas

A Black Friday, um dos maiores eventos do calendário varejista, ocorrerá no dia 29 de novembro de 2024, mas as promoções já começaram a ser realizadas ao longo do mês. Em Goiânia, um levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) indica que este período deve movimentar R$ 250 milhões, com 64% dos entrevistados planejando aproveitar as ofertas.
 
Para evitar a prática conhecida como metade do dobro, quando comerciantes elevam consideravelmente os preços dos produtos antes da data e depois reduzem os valores, ludibriando a população, o Procon Goiás realiza um trabalho prévio de monitoramento de preços. A Lei Estadual 19.607/2017 também obriga os fornecedores a informar o histórico dos preços dos últimos 12 meses. De acordo com o superintendente do órgão, Marco Palmerston, “para evitar as falsas promoções, é preciso se programar com antecedência e pesquisar os preços”.
 
Uma dica valiosa é fazer uma lista do que realmente se pretende comprar e estipular um orçamento. Entrar em uma loja ou site durante a Black Friday é um apelo ao consumo, por isso é crucial ter cuidado. Além disso, é permitido que estabelecimentos pratiquem preços diferentes entre lojas físicas e online, justificada pelos custos operacionais distintos, como aluguel e salários, que impactam os preços nas lojas convencionais. No entanto, a transparência é essencial, e as informações sobre preços devem ser claras e acessíveis ao consumidor.
 
Durante a Black Friday, o volume de compras feitas pela internet aumenta significativamente. Por isso, é importante ter atenção redobrada. Sempre verifique a autenticidade da loja antes de inserir dados pessoais ou financeiros. Um dos primeiros passos é conferir se o site possui o ícone de cadeado ao lado da URL e o prefixo https, que garantem uma conexão segura. Outra orientação é checar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui ou em grupos de consumidores em redes sociais, onde os clientes costumam compartilhar experiências de compra.
 
Ao optar pelo PIX, confira os dados do destinatário e se a negociação envolve um CNPJ. O Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador o direito de devolução por arrependimento em até 7 dias para compras online. No caso de produtos com defeito, estabelece prazos para reclamações: 30 dias para produtos ou serviços não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados a partir da entrega ou conclusão do serviço. Além disso, evite clicar em anúncios enviados por e-mail ou mensagens de redes sociais que pareçam suspeitos, e sempre acesse os sites digitando o endereço diretamente no navegador, ao invés de seguir links desconhecidos.

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