A 2ª edição do Dignidade na Rua acontece nesta quarta-feira, 3, entre 14h e 20h. A organização é do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), e visa oferecer serviços gratuitos para pessoas em situação de rua. A realização acontecerá na Praça do Trabalhador, em Goiânia.
Os serviços do Dignidade na Rua
São vários os serviços oferecidos no programa Dignidade na Rua. Ao longo do dia, cidadãos em situação de vulnerabilidade social poderão, por exemplo, emitir documento de identidade com equipes da Polícia Técnica Científica. Já a Secretaria da Retomada fará encaminhamento para vagas de emprego.
Quanto à própria Seds, haverá a disponibilização da emissão de segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito, além de corte de cabelo e distribuição de roupas. Banhos quentes, roupas limpas, duas refeições completas e um momento cultural também estão na lista. E a ação Dignidade na Rua não para por aí.
A Secretaria da Saúde estará presente com vacinação, testes de HIV, sífilis e curativos, além da oferta de vagas para tratamento de dependência química em comunidades terapêuticas. A Defensoria Pública Estadual, por sua vez, oferecerá orientação jurídica e poderá dar início ao processo e retificação de prenome e gênero de pessoa trans.
De acordo com o secretário Wellington Matos, o projeto Dignidade na Rua é uma ferramenta importante para atender às necessidades dessa parcela da sociedade.
“Queremos entender suas necessidades reais e atendê-las, para que tenham a oportunidade de recuperar a sua cidadania”, afirma.
Não é a primeira vez que haverá a realização desse programa pelo Governo de Goiás. Em abril deste ano, a primeira edição ocorreu na Praça Joaquim Lúcio, no Setor Campinas, também em Goiânia.