A Secretaria de Desenvolvimento Social do governo estadual conseguiu a testagem de Covid-19, junto à Fundação do Banco Itaú, para 1.878 pessoas de 27 Instituições de Longa Permanência de Idosos, que estão espalhadas pelo estado.
Os servidores desses lares também estão inseridos nessa conta: são mais de 700 contemplados. Na primeira etapa da parceria, foram doados pelo banco máscaras, protetores de acrílico, sabonete líquido, luvas, coletes, aventais, álcool em gel, termômetros para medição de temperatura e oxímetros, avaliados em aproximadamente R$ 30 mil.
Essas ações, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, são a tentativa do governo de conter os avanços da pandemia. As cidades que receberam as doações foram Anápolis, Aparecida de Goiânia, Goiânia, Luziânia, Rio Verde e Santa Helena.
Os idosos, desde o surgimento do novo Coronavírus, são vistos como o grupo populacional de maior risco de óbito por causa da doença. Aparelhos como rádios, celulares, tablets e TVs também foram doados para “passar o tempo” neste momento em que as visitas estão escassas.