Governo de Goiás recebe 26 mil máscaras da Enel

Na manhã desta quinta-feira, 15, foram distribuídas aos profissionais da saúde que atuam no combate ao coronavírus 26 mil máscaras. As máscaras cirúrgicas foram doadas pela Enel Distribuição Goiás. 

 A entrega dos equipamentos de proteção individual (EPIs) foi feita pelo diretor-presidente da empresa, José Luis Salas, ao secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, ao secretário-geral da Governadoria, Adriano Rocha Lima, que estava representando o governador Ronaldo Caiado. 

Ismael Alexandrino explica que “esse espírito de solidariedade é importante para que possamos vencer a pandemia, que não é combatida só com saúde, mas com forças de quem tiver condições de ajudar” disse o secretário durante o ato de entrega dos materiais, no Almoxarifado da SES-GO. 

Durante o ato de entrega o secretário-geral da Governadoria, Adriano Rocha Lima relembrou que Enel havia enviado anteriormente  4 mil cestas básicas para a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).

Para José Luis Salas o desejo da Enel é  “proteger os guerreiros e heróis que estão nos hospitais. É uma forma de reconhecer o trabalho de quem ajuda outras pessoas entregando essa proteção”, conclui o diretor-presidente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp