Governo de Goiás reforça importância da doação de sangue no feriado

O Governo de Goiás, por meio da Rede Estadual de Hemocentros (Rede Hemo), reforça a necessidade de doação de sangue no Estado, em especial dos tipos negativos A-, B-, O- e AB- . O pedido ocorre, sobretudo, com a aproximação do feriado prolongado da Semana Santa, com objetivo de garantir a manutenção do estoque de sangue e abastecer as 222 unidades de saúde atendidas no Estado pela rede.

Nesta quinta-feira, 6 em Goiânia, e nas unidades do interior situadas em Rio Verde, Ceres, Jataí, Formosa, Iporá, Porangatu e Quirinópolis, o funcionamento será das 8h às 18 horas. Já na sexta-feira, 7, todas as unidades estarão fechadas. No sábado, 8, o Hemocentro Coordenador, em Goiânia, funciona das 8h às 12 horas. O Banco de Sangue do Hugol também funcionará na quinta-feira, 6, das 7h às 18h, fechando na sexta-feira e retornando as atividades no sábado das 7h às 12h.

Para fazer uma doação de sangue é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos – antes de completar 18 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas. No caso da vacina contra o novo coronavírus é preciso esperar 48 horas após a dose de Coronavac, e sete dias após a aplicação das demais.

Pessoas candidatas à doação de sangue com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 e que apresentaram doença sintomática poderão efetuar a doação dez dias após a completa recuperação. Os voluntários que apresentaram diagnóstico positivo, mas permaneceram sem sintomas, poderão doar após dez dias da data de coleta do exame. Quem teve contato com um caso confirmado de Covid-19 no período de transmissibilidade pode doar sangue sete dias após o último contato.

Quem desejar doar sangue na Rede Hemo tem a oportunidade de agendar a doação, com antecedência, pelo site ou pelo telefone 0800 642 0457, evitando aglomerações e garantindo a segurança de todos.

Horários especiais das unidades de coleta de sangue no Estado no feriado:
Hemocentro de Goiânia: 06/04 das 8h às 18h e 08/04 das 8h às 12h
Hemocentro de Rio Verde, Ceres, Jataí, Formosa, Iporá, Porangatu e Quirinópolis: 06/04 das 8h às 18h
Banco de Sangue do Hugol: 06/04 das 7h às 18h30 e 08/04 das 7h às 12h

Unidade móvel
Coleta Externa com a Unidade Móvel da Rede Hemo
Quando: 08/04 das 8h às 16h
Onde: Praça Criativa, Senador Canedo (GO)

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Produção de Pequi em Goiás atinge 3,7 mil toneladas em 2023

Em 2023, o estado de Goiás alcançou um marco significativo na produção de pequi, um dos símbolos culturais mais importantes da região. Conforme revela a edição de novembro do Agro em Dados, foram extraídas 3,7 mil toneladas do fruto, representando um crescimento de 21,8% em relação ao ano anterior e estabelecendo um recorde na série histórica da extração de pequi em Goiás.

Os municípios que lideraram a extração de pequi durante o período de referência foram Sitio d’Abadia, com 989 toneladas, Damianopolis, com 599 toneladas, e Mambai, com 385 toneladas, todos localizados no Nordeste goiano. Essas regiões têm demonstrado um potencial produtivo ainda pouco explorado, mas com grande potencial para o desenvolvimento econômico.

A produção de pequi pode contribuir para o crescimento econômico de regiões com potencial produtivo ainda pouco explorado, observa Pedro Leonardo Rezende, titular da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Essa atividade pode gerar mais empregos e melhorias de renda para populações carentes, explica o secretário, destacando o impacto positivo da cultura do pequi na economia local.

Ilustrando o cenário de expansão da cultura, o pequi foi o principal responsável pelo aumento significativo da quantidade de produtos alimentícios extraídos em Goiás em 2023. Além disso, o fruto impulsionou o valor de produção da extração vegetal como um todo. Segundo dados da pesquisa Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS) 2023, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em setembro deste ano, o pequi gerou R$ 5,65 milhões em valor de produção, correspondendo a 37,1% do valor de produção total na extração vegetal em Goiás.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp