Press "Enter" to skip to content

Governo de Goiás reforça policiamento no Entorno do DF

Última atualização 09/01/2023 | 13:39

O governador Ronaldo Caiado afirmou, na manhã desta segunda-feira, 09, que o policiamento segue reforçado na região do Entorno do DF, sendo esta uma das ações do governo goiano contra atos antidemocráticos registrados em Brasília no último domingo, 08. O chefe do Executivo estadual interrompeu licença médica e retornou a Goiânia para tratar pessoalmente do assunto, iniciando a agenda do dia em reunião com o secretário de Segurança Pública Renato Brum, e com os chefes da Polícia Militar, coronel André Henrique Avelar, e da Polícia Civil, delegado Alexandre Lourenço.

“Recebi um telefonema do ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e consultei meu secretário e os comandantes das forças de segurança. O Batalhão de Choque da região do Entorno do Distrito Federal está de prontidão. A continuidade das mobilizações para a capital federal dependerá das medidas a serem tomadas”, afirmou Caiado, que colocou tropas à disposição para o envio à Brasília, caso haja sinalização nesse sentido pelo governo federal.

Também estiveram presentes na reunião, na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública, o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela; o diretor-geral de Administração Penitenciária (DGAP), Josimar Pires Nicolau do Nascimento, e o chefe do Estado-Maior Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), coronel Pablo Frazão, entre outras autoridades.

Na oportunidade, Caiado reforçou posicionamento contrário aos atos de vandalismo e violência registrados nas sedes dos Três Poderes, na capital federal. “Seguimos atentos a quaisquer distúrbios que possam acontecer. Não podemos, de maneira alguma, admitir que resultado de eleição possa dar margem a esse tipo de atitude que vimos. As ações de Goiás vêm em conformidade com aquilo que sempre zelei e sempre fiz compromisso: manter as regras democráticas”, afirmou.

Questionado sobre medidas para desmobilização de acampamentos montados por radicais no estado, o governador reforçou que “toda área que for de responsabilidade do Governo de Goiás será esvaziada”. O governo também realiza articulação, junto ao Exército Brasileiro, para que o mesmo seja feito nas áreas de quartéis, como no Jardim Guanabara, em Goiânia.