Governo de Goiás reúne 78 prefeitos em encontro voltado ao setor industrial

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), realizou o primeiro “Encontro Estadual de Secretários Municipais de Indústria e Comércio – Potencial Goiano”, que reuniu prefeitos de 78 municípios na tarde desta quinta-feira, 28, no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

O evento contou com a participação da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações (ApexBrasil). Contou com apresentações e palestras sobre comércio exterior, atração de investimentos, promoção de negócios, distritos agroindustriais e infraestrutura de rodovias.

“O encontro foi um sucesso, uma excelente oportunidade para falarmos aos municípios goianos sobre as ações do governo de Goiás em prol do desenvolvimento e, também, mostrar o quanto Goiás avançou nos últimos quatro anos e nove meses com o governador Ronaldo Caiado”, declarou o titular da SIC, Joel de Sant’Anna Braga, acrescentando que Goiás cresceu o dobro do Brasil.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Pedro Sales, afirmou que “o evento da SIC foi de fundamental importância para mostrar à classe política, aos prefeitos e empresários todas as potencialidades de Goiás e aquilo que tem sido trabalhado para fomentar a nossa economia”.

“Para mim, foi uma satisfação poder falar de infraestrutura para um público tão qualificado e ansioso por ver Goiás no primeiro lugar em desenvolvimento, emprego e renda”, completou Sales.

Já o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás, Francisco Jr, disse que a Codego está presente nos maiores municípios goianos, onde há demanda por distritos industriais, mas é preciso criar alternativas para as cidades menores, para reduzir desigualdades e promover o desenvolvimento regional.

“Nosso objetivo é criar ambiente para que as diferentes regiões se desenvolvam. Inclusive, criamos uma assessoria para atender os municípios, discutir ideias e soluções, identificar a vocação de cada cidade e fomentar a economia local”, explicou.

Palestras
A palestra “Obras Rodoviárias do Nordeste Goiano” foi ministrada pelo titular da Seinfra, Pedro Sales; enquanto que o presidente da Codego, Francisco Júnior, palestrou sobre a atuação da companhia para o desenvolvimento regional; o empresário e presidente do Grupo Mega Moda, Carlos Luciano, falou sobre o impacto do Programa Cinturão da Moda na capital e nos municípios do interior; e Cíntia Faleiro, coordenadora da ApexBrasil em Goiás, e o superintendente de Comércio Exterior da SIC, Plínio Viana, discorreram sobre negócios internacionais e inteligência de mercado.

Prefeitos
Paulo César José do Nascimento, prefeito de Anicuns desde 2021, destacou o interesse especial do seu munícipio pelo programa Cinturão da Moda ao participar do evento: “Nós viemos com esse interesse, de fazer parte do Cinturão da Moda. Já temos em torno de 30 confecções e estamos prontos para começar nesse projeto”, afirma.

“Foi muito importante aprender sobre o trabalho da SIC em prol do desenvolvimento goiano, além da geração de emprego”, resume o prefeito de Pontalina, Édson Guimarães de Faria.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem sob efeito de drogas mata jovem por engano em ataque de ciúmes na Bahia

O estudante de educação física Kauan Gomes, de 20 anos, morreu na última terça-feira, 17, após passar quatro dias internado em Feira de Santana, na Bahia. Ele foi atingido por um disparo na cabeça na sexta-feira, 13, enquanto estava em um carro com a mãe e uma amiga, a caminho da academia.

De acordo com a Polícia Civil, o tiro foi disparado por engano por um homem que estava em um veículo preto. O suspeito, sob efeito de álcool e drogas, perseguia um carro branco acreditando que sua companheira, com quem havia discutido, estivesse no veículo.

Segundo o delegado Gustavo Coutinho, da Delegacia de Homicídios, o crime foi motivado por ciúmes. Na noite anterior, o casal havia passado horas em um bar na Avenida Francisco Fraga Maia, em Feira de Santana. Na manhã seguinte, após uma discussão, a mulher deixou o local pegando carona em um carro branco. Convencido de que ela estava fugindo com outro homem, o suspeito iniciou a perseguição armado com um revólver.

Durante a ação, o homem disparou para o alto e, em seguida, contra o carro em que Kauan estava, atingindo-o fatalmente. Após cometer o crime, o suspeito e um cúmplice fugiram para a cidade de Pé de Serra e, mais tarde, retornaram a Feira de Santana. No retorno, ameaçaram e agrediram a mulher para que ela não denunciasse o ocorrido.

O motorista do carro preto já foi interrogado, mas o autor do disparo segue foragido. Segundo a delegada Lorena Almeida, titular da 2ª Delegacia Territorial, o homem tem um histórico de crimes, incluindo tráfico de drogas, roubo e violência doméstica. A polícia solicitou a prisão preventiva dos envolvidos e apreendeu o veículo utilizado no crime, assim como o revólver, que passará por perícia.

Equipes policiais seguem investigando o caso, analisando imagens de câmeras de segurança e colhendo depoimentos de testemunhas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp