Governo de Goiás seleciona estudantes para 133 vagas de estágio

Governo de Goiás seleciona estudantes para 133 vagas de estágio

O Governo de Goiás publicou, nesta segunda-feira, 13, edital para preenchimento de 133 vagas do programa de estagiários do Estado, em áreas como administração, comunicação, direito, contabilidade, entre outras. As inscrições serão realizadas no portal de seleção da Escola de Governo (https://www.escoladegoverno.go.gov.br/selecoes/concursos-e-selecoes.html), de 17 a 27 de fevereiro de 2023. Não haverá cobrança de taxa para participação no processo seletivo.

Para participar da seleção de estagiários os alunos devem estar regularmente matriculados e com comprovada frequência nos cursos de Ensino Superior, especificados no edital, reconhecidos pelos órgãos regulamentadores. Os aprovados vão atuar no âmbito da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo estadual, de acordo com a necessidade dos órgãos. Serão selecionados ainda estudantes para o banco de credenciados do programa, que poderão ser chamados futuramente.

Os estagiários vão receber bolsa no valor de R$ 1 mil, mais vale-transporte no valor de R$ 100, além do seguro contra acidentes pessoais. A jornada de estágio será de quatro horas diárias. Para obter mais informações, os interessados devem acessar o Edital 001/2023 na íntegra, por meio do endereço eletrônico https://www.escoladegoverno.go.gov.br/selecoes/concursos-e-selecoes.html.

A seleção dos candidatos será realizada, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), em etapa única, de análise curricular, de caráter eliminatório e classificatório, conforme datas definidas no cronograma do edital. O período de estágio será de no mínimo seis meses e não excederá dois anos, consecutivos ou alternados.

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Black Friday 2024: Dicas e precauções para compras seguras e econômicas

A Black Friday, um dos maiores eventos do calendário varejista, ocorrerá no dia 29 de novembro de 2024, mas as promoções já começaram a ser realizadas ao longo do mês. Em Goiânia, um levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) indica que este período deve movimentar R$ 250 milhões, com 64% dos entrevistados planejando aproveitar as ofertas.
 
Para evitar a prática conhecida como metade do dobro, quando comerciantes elevam consideravelmente os preços dos produtos antes da data e depois reduzem os valores, ludibriando a população, o Procon Goiás realiza um trabalho prévio de monitoramento de preços. A Lei Estadual 19.607/2017 também obriga os fornecedores a informar o histórico dos preços dos últimos 12 meses. De acordo com o superintendente do órgão, Marco Palmerston, “para evitar as falsas promoções, é preciso se programar com antecedência e pesquisar os preços”.
 
Uma dica valiosa é fazer uma lista do que realmente se pretende comprar e estipular um orçamento. Entrar em uma loja ou site durante a Black Friday é um apelo ao consumo, por isso é crucial ter cuidado. Além disso, é permitido que estabelecimentos pratiquem preços diferentes entre lojas físicas e online, justificada pelos custos operacionais distintos, como aluguel e salários, que impactam os preços nas lojas convencionais. No entanto, a transparência é essencial, e as informações sobre preços devem ser claras e acessíveis ao consumidor.
 
Durante a Black Friday, o volume de compras feitas pela internet aumenta significativamente. Por isso, é importante ter atenção redobrada. Sempre verifique a autenticidade da loja antes de inserir dados pessoais ou financeiros. Um dos primeiros passos é conferir se o site possui o ícone de cadeado ao lado da URL e o prefixo https, que garantem uma conexão segura. Outra orientação é checar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui ou em grupos de consumidores em redes sociais, onde os clientes costumam compartilhar experiências de compra.
 
Ao optar pelo PIX, confira os dados do destinatário e se a negociação envolve um CNPJ. O Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador o direito de devolução por arrependimento em até 7 dias para compras online. No caso de produtos com defeito, estabelece prazos para reclamações: 30 dias para produtos ou serviços não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados a partir da entrega ou conclusão do serviço. Além disso, evite clicar em anúncios enviados por e-mail ou mensagens de redes sociais que pareçam suspeitos, e sempre acesse os sites digitando o endereço diretamente no navegador, ao invés de seguir links desconhecidos.

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